Cultura e Lazer

Classificatórias na fase regional do Enart ocorreram em Candelária

O Parque de Eventos Itamar Vezentini, em Candelária, foi palco para os peões e prendas que disputaram a fase regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) no fim de semana. As competições reuniram 35 grupos dos 13 municípios da 5ª Região Tradicionalista (5ª RT) e foram classificatórias para a fase inter-regional que ocorrerá nos dias 11 e 12 de outubro, em Cacequi. A estimativa é que um público de 2 a 3 mil pessoas, entre participantes, acompanhantes e organizadores, tenham passado pelo parque entre sábado, 31 de maio, e domingo, 1º de junho. Os resultados finais da competição podem ser conferidos nas redes sociais da 5ª RT.

A programação contou com 134 competidores nas categorias de Declamação (masculino e feminino), Solista (masculino e feminino), Danças Gaúchas de Salão e Danças Tradicionais. Essa, aliás, foi considerada a maior edição regional já realizada pela 5ª RT. No sábado foram disputadas as modalidades de Danças Gaúchas de Salão, Declamação e as Danças Tradicionais (mirim e juvenil). No domingo, as Danças Tradicionais (infantil, xiru/veterana e adulto Força A e Força B). Além disso, houve competição simultânea do 11º Rodeio Artístico Regional, aberto para entidades de outras regiões tradicionalistas e que distribuiu premiação de R$ 20 mil.

LEIA TAMBÉM: Mais de 10 mil pessoas acompanham o desfile da Gincana Municipal de Vera Cruz

Publicidade

Anderson Luz é diretor artístico da 5ª RT | Foto: Inor Assmann

Segundo o diretor artístico da 5ª RT, Anderson Santos Luz, essa foi a primeira das três fases do Enart 2025. “Concluímos a regional e agora nos preparamos para a inter-regional. Depois vamos para a grande final, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro em Santa Cruz do Sul”, destacou.

O prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger, comemorou o fato de o município voltar a sediar as competições do Enart, especialmente por movimentar o Parque de Eventos e valorizar a cultura gaúcha entre os grupos participantes. Ele elogiou o empenho dos organizadores, bem como dos competidores do município, integrantes do CTG Sentinela dos Pampas.

LEIA TAMBÉM: Prédio histórico que hospedou Dom Pedro II é restaurado e abrigará restaurante

Publicidade

A realização esteve a cargo do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG); 5ª RT; Prefeitura de Candelária, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte; comissão organizadora do evento e CTG Sentinela dos Pampas.

Representatividade

O patrão do CTG Sentinela dos Pampas, de Candelária, Sandro Porto Vieira, disse que o Enart é um dos eventos consolidados para o município. Lembrou que Candelária já sediou a fase regional em outras quatro oportunidades – nos anos 2000, 2001, 2006 e 2014. “Para nós, é uma alegria receber a competição pela quinta vez”, definiu. Ressaltou que o grupo adulto do Sentinela chegou à final do Enart por dois anos consecutivos, em 2023 e 2024, e o objetivo é repetir ou até mesmo superar esses resultados. “Temos hoje, enquanto entidade, muitas pessoas vivendo esse propósito e isso nos deixa muito felizes. O CTG é um lugar de convivência, de comunidade, de pensamento em prol de um ideal, que é o tradicionalismo.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Cláudia Priebe

Cláudia Priebe é natural de Candelária (RS). Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desde 2005, onde também concluiu especialização MBA em Agronegócios, em 2008, começou a atuar na área ainda em 2002. Sua primeira experiência foi no meio impresso, no Jornal de Candelária, local em que, por mais de dois anos, desenvolveu atividades como repórter, fotógrafa e revisora. Entre 2005 e 2008 atuou no grupo das Rádios Sobradinho AM 1110 e Jacuí FM 97,3, em Sobradinho (RS). Nesse período desenvolveu atividades como redatora, repórter de rua, locutora e produtora de programas jornalísticos, além de fazer apresentações de eventos promovidos pelas duas emissoras. Em 2008 retornou para o meio impresso, desta vez para o jornalismo especializado, e atuou como jornalista freelancer da Editora Gazeta, da Gazeta Grupo de Comunicações. De 2009 a 2015 integrou a equipe da Folha de Candelária, também em Candelária, tendo acumulado as funções de repórter, fotógrafa, revisora e subeditora nos três primeiros anos e a edição geral, coordenando uma equipe de outros quatro repórteres, nos três anos finais. Nesse mesmo período prestou serviços para a Cassol Publicidade e Propaganda, de Candelária, na redação semanal das sessões da Câmara de Vereadores de Candelária. Entre os anos de 2015 a 2023 atuou como assessora de imprensa do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul, sendo responsável pela comunicação interna e externa da entidade, bem como pela produção e edição de materiais gráficos diversos. Em 2023 retornou para a Gazeta Grupo de Comunicações, onde atualmente se dedica à produção e edição de conteúdo para os cadernos especiais do jornal Gazeta do Sul e de conteúdos patrocinados para o Portal Gaz, atendendo clientes de segmentos como comércio, indústria e prestação de serviços. Eventualmente, atua, também, como revisora do jornal.

Share
Published by
Cláudia Priebe

This website uses cookies.