ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Clima favorece evolução do plantio do trigo no Estado

As condições meteorológicas registradas no início da última semana, com clima seco e baixas temperaturas, favoreceram o plantio das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul. As lavouras já semeadas no Estado alcançam 42% da área programada inicialmente, e 38% estão em germinação e desenvolvimento vegetativo. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira, 25, o frio também estimula o perfilhamento da cultura e torna as plantas menos suscetíveis a doenças, beneficiando o trigo nessa fase inicial. 

O baixo preço do produto, aliado ao alto custo dos insumos, tem estimulado muitos triticultores a reduzirem as doses de fertilizante no momento do plantio. Entretanto, na região do Planalto, os técnicos da Emater/RS-Ascar destacam a boa tecnologia que está sendo utilizada, principalmente com a fertilização de base. Muitos agricultores estão negociando pacotes de insumos para pagamento na safra em troca de trigo.

ads6 Advertising

Publicidade

Na região das Missões, que possui aproximadamente 6,3 mil hectares de lavouras de cana-de-açúcar, o desenvolvimento da cultura é normal, com boa parte sendo utilizada para alimentação animal. A produção de derivados, como melado e açúcar mascavo, está sendo realizada nas propriedades, e a indústria de etanol de Porto Xavier se prepara para iniciar a colheita na próxima semana, com estimativa inicial de produtividade próxima a 65 toneladas por hectare, segundo a Emater/RS-Ascar.

No Litoral Norte, tradicional no cultivo de pequenas áreas de cana-de-açúcar, nesse momento já existe produto maduro, comercializado para transformação, principalmente com a proximidade da chegada do inverno. A cana está sendo vendida por aproximadamente R$ 150,00 a tonelada.

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta