Esportes

Clubes da Série B criticam ligas e pedem socorro à CBF

Incomodados com os repasses das ligas (Libra e LFU), os clubes da Série B se uniram e foram à CBF pedir socorro financeiro imediato e que a entidade reassuma os compromissos comerciais da competição a partir do próximo ano. O encontro aconteceu na quarta-feira, 22, e a CBF anunciou a liberação emergencial de R$ 2,5 milhões para cada clube.

Ao todo, 17 dos 20 clubes que disputam a Série B deste ano estiveram na reunião. As ausências foram de dirigentes do Cuiabá, da Chapecoense e do Amazonas, que só não participaram do encontro no Rio porque tiveram problemas com os voos.

LEIA MAIS: Presidente do Palmeiras, Leila Pereira sugere nova liga sem o Flamengo

Publicidade

Apesar de os direitos comerciais da Série B serem negociados a valores muito inferiores aos da Série A, eles têm sido utilizados pelas ligas para compor acordos com investidores. Assim, caso a CBF reassuma de fato as negociações, como pedem os clubes da B, isso poderá impactar a previsão de caixa de Libra e LFU.

LEIA MAIS: Libra e LFU são a favor de fair play financeiro

Libra e LFU podem receber multa

A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte União (LFU), entidades compostas por diferentes clubes das Séries A e B para a negociação dos direitos de transmissão de jogos pela TV, estão na mira do Conselho Administrativo de Defesa Econômica. É a primeira vez que o Cade se debruça sobre práticas anticoncorrenciais no futebol.

Publicidade

As ligas são investigadas por prática de gun jumping — quando empresas avançam em negociações antes da aprovação do órgão antitruste. Segundo o Cade, a Libra e a LFU não submeteram previamente ao conselho o acordo sobre direitos de transmissão. O órgão recomendou a condenação das ligas, que podem ser multadas em 130 milhões de reais.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.