Esportes

Colégio Mauá participa de competições nacionais de atletismo

O incentivo ao esporte é um dos pilares do Colégio Mauá, que baseia sua formação, há mais de 155 anos, no trinômio educação, cultura e esporte. Neste sentido, uma das modalidades de destaque é o atletismo, que novamente coloca em evidência o educandário. Estudantes se preparam para representar a instituição nos Jogos Escolares da Juventude, em Brasília, e nos Jogos Escolares Brasileiros, em Minas Gerais, nos meses de setembro e outubro.

Os Jogos da Juventude são os primeiros a iniciar, de 9 a 14 de setembro, voltados a estudantes de 15 a 17 anos, em Brasília (DF). O evento, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reunirá cerca de 4,8 mil jovens atletas de todo o país em 20 modalidades esportivas, visando descobrir talentos, promover o esporte e os valores olímpicos. Representam o Mauá na competição, os estudantes Ricardo Arend Sobreiro, que vai disputar os 100 metros e 200 metros rasos e revezamento medley (100x200x300x400m), e a aluna Mariana Metz Swarowsky, na prova de salto em altura. Eles serão acompanhados pela professora Emilia Dopke, que foi convocada para ser a técnica da Seleção Gaúcha.

LEIA MAIS: Colégio Mauá inaugura novo prédio do Ensino Médio

Publicidade

Já nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que acontecem de 13 a 20 de outubro, em Uberlândia (MG), participam jovens de 12 a 14 anos e a competição é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Isabelle Mombach Perea representa o Colégio Mauá nas provas de 80 metros, 150 metros rasos e o revezamento 4x75m. E ainda, o estudante Otavio Felippi Tessele compete nas provas de arremesso de peso, lançamento de disco e martelo. A expectativa pela participação nas competições nacionais é redobrada após os últimos desempenhos dos estudantes nas disputas em solo gaúcho.

No último sábado, 30 de agosto, foi realizado o Estadual sub-16 de Atletismo na Sogipa, em Porto Alegre. No evento esportivo, o Colégio Mauá participou com 17 atletas e o destaque foi Ricardo Arend Sobreiro, que se sagrou campeão na prova de 75 metros, estabelecendo novo recorde gaúcho, com a marca de 8 segundos 59 centésimos. Ele também foi vice-campeão na prova de 250 metros rasos. Outros destaques no Estadual sub-16 foram os medalhistas Otavio Felippi Tessele, campeão no arremesso de peso e vice no lançamento de disco e martelo, além de Isabella Mombach Perea, campeã nos 75 e 250 metros rasos; Antonia Lavouras, vice-campeã no lançamento de dardo, e em terceiros lugares, ainda, os estudantes Valentina do Amaral dos Santos, no salto em altura; Maria Fernanda Hartel Susin, no lançamento de disco; Gabriel Borchardt Fontoura no salto triplo, e Leonardo Ferri de Oliveira, no lançamento de martelo.

LEIA MAIS: Colégio Mauá conquista uma das maiores pontuações do Enem no País

Publicidade

Antes disso, os alunos do Mauá encararam a classificatória do Campeonato Escolar do Rio Grande do Sul (Cergs) com duas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, em Porto Alegre, na pista da Sogipa, em 10 de agosto. Na categoria de 12 a 14 anos os destaques foram Isabelle Mombach Perea, campeã nos 80 metros rasos e nos 150 metros, e Otavio Felippi Tessele, campeão no arremesso de peso e no lançamento de disco e 2º lugar no lançamento de martelo. Nesta mesma seletiva do Cergs, na categoria de 15 a 17 anos, mais dois destaques: o atleta Ricardo Arend Sobreiro, campeão nos 100 e 200 metros, e Mariana Metz Swarowsky, que ficou em 3º lugar no salto em altura. Esses desempenhos garantiram a classificação dos estudantes santa-cruzenses nas competições nacionais que acontecem neste mês de setembro.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.