ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Aberta a colheita de tabaco no Rio Grande do Sul

ads3

Abertura ocorreu em propriedade em Arroio do Tigre

ads4

A abertura oficial da colheita do tabaco no Rio Grande do Sul ocorre na manhã desta sexta-feira, 13, na localidade de Linha Paleta, no interior de Arroio do Tigre, na região Centro-Serra. A programação, na propriedade de Jeferson Stertz, é conduzida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco). A solenidade começou às 10 horas com a participação de autoridades, convidados, fumicultores e vizinhos da propriedade. O governo do Estado esteve representado pelo diretor de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural, Ivan Bonetti.

Na abertura, o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, falou que em conversa com o governador Eduardo Leite, semanas atrás, o chefe do Executivo estadual se mostrou favorável à produção do tabaco. “O consumo do cigarro é legal e hoje é o produto que fica em segundo lugar como mais importado, perdendo apenas para a soja”, falou.

ads6 Advertising

Publicidade

Falaram ainda o senador, Luiz Carlos Heinze; o deputado federal, Heitor Schuch; o vice-presidente da AmproTabaco, prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter; o deputado estadual Adolfo Brito, presidente da Comissão da Agricultura na Assembleia Legislativa; o deputado federal Marcelo Moraes, que falou também em nome da deputada estadual Kelly Moraes; e o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello

Saiba mais
O evento ocorre pela terceira vez no Estado, sendo a primeira edição desde a sanção da Lei nº 15.301/2019 pelo governador Eduardo Leite para instituir a realização da solenidade. A data homenageia o Dia Estadual do Produtor de Tabaco, celebrado em 28 de outubro. O tabaco é cultivado por 75 mil produtores em 227 municípios gaúchos. Na safra 2018/2019 foram produzidas 312 mil toneladas em 142 mil hectares, o que gerou R$ 2,9 bilhões de receita aos produtores do Estado.

ads7 Advertising