Centro-Serra

Com participações em mais de 50 novelas, Ana Rosa gravará curta-metragem em Sobradinho

Desembarca em Sobradinho na próxima semana, a atriz Ana Rosa. Ela entrou para o Guinness Book, em 1997, como a atriz que mais fez novelas no mundo, atuando em diferentes emissoras como Rede Globo e Rede Record. Mas, além dos trabalhos na televisão, se dedica ao teatro e ao cinema, e é ainda produtora, diretora, musicista e dubladora.

Aos 81 anos de idade, Ana Rosa estará na região Centro Serra para filmagens do novo curta-metragem criado e dirigido pelo sobradinhense Alex Rech, intitulado “Diários de Ana”, com quem divide palco nas temporadas da peça teatral “Violetas na Janela”, há cerca de 13 anos. Apesar da coincidência com o nome, a produção audiovisual será inspirada em um recorte temporal da história de outra Ana, “Ana do Carijinho – Um Romance Histórico”, do livro de Jurema Roehrs Trindade, publicado em 2007. “Será livremente inspirada em ‘Ana do Carijinho’, um recorte temporal que faz uma alusão a essa proximidade de uma pessoa, que é descendente de colonizadores, com o nosso arroio. Não é a história do livro em si, mas uma referência”, salienta Alex Rech.

Ana Rosa tem vasta carreira na televisão, teatro e cinema | Foto: André Furtado

De acordo com ele, o curta-metragem “Diários de Ana” será o primeiro de um trabalho que deverá envolver cinco produções a serem gravadas na região. “Futuramente, na grande obra ‘‘Os Segredos do Jacuí’, estarão incluídos também o curta-metragem sobre a Negra da Noite – Passa Sete; a Lagoa da Raia – Lagoa Bonita do Sul; O massacre (em alusão aos Monges Barbudos) – Tunas; A história da onça – Arroio do Tigre. Todos eles terão uma ligação com água, por pertencerem ao Vale do Jacuí, dando uma unidade para o filme”. 

Publicidade

Todas têm o incentivo da Lei Paulo Gustavo, segundo Rech, possibilitadas pelo empenho das Prefeituras Municipais para a busca pela liberação dos recursos na aplicação em projetos culturais envolvendo o audiovisual e demais áreas. O acesso à Lei Paulo Gustavo, conforme o sobradinhense,permite que a produção cinematográfica regional ganhe relevância no cenário nacional e internacional.

LEIA TAMBÉM: Curta-metragem gravado em Lagoa Bonita do Sul é selecionado em festival internacional

As filmagens devem ter início em 11 de janeiro, utilizando-se de locações em Sobradinho. O curta-metragem de Alex Rech conta com a participação do roteirista e diretor carioca Pedro Murad. Entre outros destaques na equipe estão conhecidos nomes do cinema como Eduardo Antunes, Adriana Copetti e Taty Behar, e ainda o sobradinhense Jean Bilhan na Fotografia. Na equipe também há outros integrantes que compõem a produção. 

Publicidade

Alex Rech destaca que o trabalho de pré-produção do curta-metragem auxilia na montagem do trabalho final e envolve cerca de quatro meses. A segunda etapa de gravações deverá ocorrer em março, reunindo atores da região metropolitana.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Publicidade

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.