A santa-cruzense Equinox apresentou sua linha e as novidades em equipamentos para estabelecimentos na área supermercadista
A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) divulgou nessa quinta-feira, 21, à tarde os números da 42ª Expoagas, realizada nesta semana no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). A feira foi repaginada e transformada na comparação com o ano anterior.
O evento reuniu 576 expositores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo, especialmente em áreas como maquinários, alimentos, bebidas e produtos de limpeza. A exposição que aproximou fornecedores, em sua maioria gaúchos, de empresas supermercadistas e de outros setores do comércio.
Ao todo, 69 mil pessoas passaram pelo evento até o seu encerramento, e o volume total de negócios nos três dias foi de R$ 795,1 milhões – ambos números recordes. A Expoagas 2025 recebeu, entre os inscritos, representantes de 7,8 mil empresas e profissionais dos 27 estados brasileiros e de nove países.
Publicidade
LEIA MAIS: Expoagas consolida posição como vitrine de oportunidades e inovação
Entre os visitantes, a participação varejista mais uma vez predominou, representando 77% do total. “O crescimento de 8% no público em relação a 2024 deve-se a muitos fatores, como a chegada de novas indústrias expositoras, que convidam seus clientes para a feira; à necessidade crescente dos varejistas buscarem diferenciais para seus negócios, diante de uma concorrência cada vez mais forte; e o momento de transformação pelo qual o Estado passa, já que no ano passado muitas empresas haviam sido recentemente atingidas pelas águas”, rememora o presidente da Agas – há 22 anos –, Antônio Cesa Longo.
A partir do dia 1º de setembro, a entidade terá o comando de Lindonor Peruzzo Júnior na presidência, supermercadista de Bagé e ex-presidente do Agas Jovem. A nova diretoria que assume vai contar com o atual presidente, Longo, como conselheiro superior.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Lojas fazem liquidações para vender estoque de inverno em Santa Cruz
O encontro foi palco de reivindicações do setor supermercadista, sobretudo em pautas como a possibilidade da venda de medicamentos isentos de prescrição médica em supermercados e a redução da taxa de juros, para diminuir o endividamento dos consumidores. “Precisamos de um consumidor fiscalista e com liberdade de mercado, com mais renda e movimentando toda a economia. O supermercado é uma ponta importante da cadeia, onde convergem setores como indústria, produtores rurais e canais distribuidores”, observa Antônio Cesa Longo.
Na terça-feira, 19, antes das palestras magnas, a Agas homenageou as empresas que participaram como expositoras da primeira Expoagas, em 1983. São elas: Excelsior Alimentos, Bettanin Industrial S.A., Souza Cruz, Conservas Ritter, Cooperativa Vinícola Aurora, Águas Minerais Vontobel, Ernesto Neugebauer S.A., Isabela S.A, Melitta e Termolar. Entre os expositores, muitos do Vale do Rio Pardo, sobretudo nas áreas de alimentos e equipamentos para supermercados, como a santa-cruzense Equinox.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Oito municípios da região estão entre os maiores produtores de tabaco do Sul do Brasil
Contemplada por duas novas áreas de exposição, que permitiram a participação de 88 empresas estreantes na feira, a Expoagas 2025 outra vez foi uma espécie de termômetro de tendências que deverão chegar aos supermercados gaúchos nas próximas semanas, além de palco para mais de 800 lançamentos.
“Seguimos pleiteando a expansão dos pavilhões da Fiergs, que é a casa da indústria gaúcha. Nossa feira quer e precisa receber mais indústrias gaúchas entre os estandes, já que queremos fortalecer toda a cadeia”, explica Antônio Cesa Longo. “O supermercado é um setor que torce pelo sucesso de todos os outros. Nosso segmento está presente na vida dos gaúchos, por isso trouxemos o slogan Tá na vida, tá no super, tá na Expoagas.” Neste ano, as duas novas áreas foram criadas em espaços anexos ao pavilhão principal – um deles, um lonado climatizado, e o outro no foyer do Teatro da Fiergs, batizado de Área Summit.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Bazar Social da Aapecan é reinaugurado em Santa Cruz
Entre as tendências apontadas pela feira destacam-se o volume significativo de novos maquinários para trazer praticidade à operação dos supermercados, como fatiadoras, embaladores e equipamentos de corte de alimentos; softwares de gestão e de controle de dados; e produtos alimentícios com apelo saudável, que têm ganhado espaço nas gôndolas. “Mais uma vez, os expositores recordistas em vendas foram de setores como produtos de limpeza, energéticos e equipamentos, com empresas que historicamente preparam suas equipes de vendas com condições especiais”, aponta o dirigente da Agas.
Para alavancar os negócios concretizados na feira, a Agas promoveu diversos sorteios junto aos compradores que participaram do evento. Além de um iPhone por dia na Área Summit, incentivando o fluxo de pessoas no espaço novo, a organização sorteou seis notebooks entre os visitantes. E no encerramento da feira, às 19 horas de quinta, o prêmio foi uma van Citroen Jumpy.
Publicidade
Para participar, os visitantes tiveram que efetuar compras de pelo menos R$ 1 mil junto aos estandes. “O sorteio de prêmios por meio do sistema da Nota Fiscal Gaúcha nos permite incentivar o fechamento de negócios já na feira e possibilita um termômetro real do volume transacionado”, explica Longo.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.