ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Com perdas de 62 milhões, Santa Cruz decreta situação de emergência

ads3

Safra normal do milho não deve ser prejudicada, mas as perdas na chamada safrinha, plantada mais tarde, podem chegar a até 40%

ads4

Santa Cruz do Sul está em situação de emergência por causa da falta de chuva. O decreto foi assinado na manhã desta quarta-feira, 8, pelo prefeito Telmo Kirst. Segundo relatório elaborado pela Emater e pela Secretaria Municipal da Agricultura, as perdas no campo chegam a R$ 62 milhões.

Na manhã desta quarta, ocorreu reunião do Conselho Agropecuário, que reúne representantes dos setores da agricultura e da Emater de Santa Cruz do Sul. O encontro debateu os dados que foram apresentados ao prefeito Telmo Kirst e que embasam o decreto de emergência. As perdas somente na agricultura passam de 20%.

ads6 Advertising

Publicidade

Outro exemplo dado por ele é sobre o leite. “Há perda na produção de grãos, como o milho, por exemplo, principal elemento da silagem que alimenta o gado. Isso interfere no leite, pois vai diminuir a qualidade da produção e aumentar o custo para alimentar os animais”, apontou Meyer, destacando também o aumento no preço do arroz e do feijão.

Número maior
Na segunda-feira, 6, o secretário havia comentado que as perdas giram em torno de 20%. “Mas, hoje, esse número é ainda maior e deve aumentar mais enquanto a chuva não chegar”, salientou Meyer. Ele deixou ainda um alerta para a população. “Cuide bem da água, pois quando ela falta é que sentimos a importância”, recomendou.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta