Categories: Regional

Com vendas menores, comércio faz promoção

Quem passa pelas tradicionais parreiras de ovos nos supermercados de Santa Cruz do Sul pode até pensar que falta muito para o domingo de Páscoa. Em um ano de cautela nas compras, muitos consumidores reduziram as cestas ou, até mesmo deixaram o hábito de presentear de lado. Como resultado, ainda há muito chocolate à venda. Se por um lado, para os comerciantes este fenômeno pode indicar vendas abaixo do previsto, aqueles que deixam para a última hora podem ser beneficiados. Além da maior oferta, as promoções prometem ser um atrativo a mais na véspera da Páscoa.

Nesta hora, a criatividade dos comerciantes tem sido um importante diferencial. As opções são inúmeras: compre um ovo e ganhe um coelho; leve duas caixas de bombom pelo preço de uma; desconto de até 70% em barras de chocolate.
De acordo com o representante regional da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Celso Muller, as vendas da data estão dentro das expectativas – que já eram pessimistas. “Estimamos uma queda de 5% em relação ao ano passado. E isso está se confirmando. Tanto pela data quanto pela crise econômica do País”, explica. Se trata, portanto, de uma Páscoa antecipada logo depois do período de férias, no final do mês – quando os salários ainda não foram pagos – e com valores bem maiores para os doces. Mas que, talvez, possa ter uma certa melhora na véspera.

A expectativa é de grande movimento nesta Sexta-Feira Santa, em que os mercados abrem nos horários de domingo, e no sábado, quando os estabelecimentos funcionam normalmente. “Sabemos que não vai haver crescimento nas vendas gerais deste ano, mas é esperado sim um movimento maior nesta reta final”, destaca Muller. No domingo, alerta, os mercados não abrem.

Publicidade

Outro destaque deste ano são justamente as ofertas, vistas em todos os estabelecimentos que trabalham com chocolates. De acordo com o representante, as promoções começaram desde a montagem das parreiras, há quase dois meses. Portanto, quem pretende economizar, poderá encontrar boas alternativas. “Ainda tem uma grande variedade de ovos de Páscoa e outros produtos, com preços especiais. O que pode faltar são as caixas de bombom. Estas saem em grande quantidade, apesar das dificuldades do ano”, destaca.

Outro ponto observado por Celso, além dos percalços já conhecidos da maioria dos brasileiros para a Páscoa de 2016, é uma mudança no hábito das famílias. O chocolate está cada vez mais sendo deixado de lado neste feriado, com crianças optando por receber brinquedos ou outros tipos de presentes do coelinho.

Mesmo assim, os ovos ainda são os preferidos da pequena Ana Clara, de 2 anos, que toda vez que passa pelas parreiras, fica fascinada com a variedade e o colorido dos doces. A expectativa dela, conta a mãe Elisângela Benvegnu, certamente será atendida. “Esse ano está mais difícil, claro. É só olhar para a quantidade de ovos que tem nos mercados para ver que a procura foi menor. Mas não dá para passar a Páscoa em branco. Então busquei promoções desde cedo e garanti os presentes com economia”, conta.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.