ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Combate ao contrabando em pauta a partir desta segunda-feira na MOP 2

ads3

ads4

Começa nesta segunda-feira, 15, a segunda reunião das partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco (MOP 2), um acordo internacional para combater o contrabando no setor fumageiro no mundo. Assim como a nona sessão da Conferência das Partes (COP 9), que encerrou na última sexta-feira, o evento será virtual e com agenda reduzida, em função das limitações impostas pela pandemia.

LEIA MAIS: Mesmo sem deliberações, COP 9 frustra a cadeia produtiva do tabaco

ads6 Advertising

Publicidade

Por ser um produto muito barato, o cigarro ilegal acaba atraindo mais consumidores na medida em que o produto legal tem seu preço elevado com as políticas de tributação. Em 2019, por exemplo, o preço médio do cigarro no mercado formal era de R$ 7,50, 54% mais caro que o do mercado informal (R$ 3,44), de acordo com estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO).

A primeira reunião ocorreu em outubro de 2018. Até agora, 63 países aderiram ao protocolo – entre eles o Brasil, que teve a adesão aprovada pelo Congresso Nacional em 2017 e promulgada em 2018. Outros países ainda estão em processo de ratificação, como o Paraguai, que é peça-chave na discussão, já que se trata do principal fornecedor de produtos ilegais da América do Sul.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta