Geral

Comdim de Venâncio Aires alerta para formas de violência contra a mulher

Alertar para os crimes de violência física, sexual, virtual, patrimonial, psicológica, perseguição online, além do uso de expressões culturais e preconceitos que inferiorizam as mulheres, tem sido o objetivo do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), de Venâncio Aires, especialmente neste mês, dentro da campanha Agosto Lilás. A ideia é divulgar canais para denúncia dos crimes e de pontos de apoio para as vítimas no município.

O Agosto Lilás marca a luta contra a violência doméstica, em homenagem à promulgação da Lei Maria da Penha, um marco histórico na proteção das mulheres brasileiras. “Muitas vezes, a violência não é facilmente visível e as mulheres podem tentar esconder seu sofrimento. Por isso, o Conselho vem divulgando alertas de sinais que indicam a necessidade de apoio, como mudanças no comportamento, isolamento e medo constantes, machucados inexplicados ou uso de roupas para esconder ferimentos, ansiedade exagerada e submissão, sentimentos de incapacidade e baixa autoestima, controle rígido sobre suas relações e rotina”, explica a presidente do grupo, Karina Gassen Bittencourt.

LEIA TAMBÉM: Palestra em Vale Verde conscientiza sobre o combate à violência contra a mulher

Publicidade

A intenção do Comdim, formado por representantes do poder público, das forças de segurança e entidades que trabalham com mulheres, é utilizar os canais disponíveis de comunicação, bem como a distribuição de fôlderes com os assuntos, para abranger a comunidade em geral e chamar a atenção para o tema.

Conforme dados divulgados recentemente, o município acumula 149 situações que envolvem mulheres. Embora não tenham ocorrido feminicídios neste ano, foram registrados 94 casos de ameaça, 51 de lesão corporal e quatro de estupro.

Canais estão disponíveis para orientação, denúncia e acolhimento:

  • Brigada Militar: 190
  • WhatsApp Brigada Militar: (51) 9 8414 9490
  • Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher): atendimento confidencial e gratuito, 24 horas
  • Cras Centro: (51) 2183 0428
  • Cras Battisti: (51) 2183 0771
  • Creas: (51) 2183 0665
  • Defensoria Pública: (51) 3793 0044
  • Comdim: @comdim.va

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.