ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Começa nesta terça a Semana dos Alimentos Orgânicos

ads3

ads4

Começa nesta terça-feira, 25, a Semana dos Alimentos Orgânicos (SAO), promovida pela Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (AAVRP). A AAVRP foi fundada em outubro de 2013 e congrega 23 entidades. Neste ano a programação vai abordar o tema Segurança Alimentar Nutricional, com atividades diversificadas e realizadas de forma virtual. O objetivo é a troca de experiências entre agricultores, pesquisadores, estudantes, técnicos e todo aqueles que trabalham para fortalecer a agricultura familiar camponesa e a promoção da agroecologia.

Para o coordenador da AAVRP, professor João Paulo Reis Costa, o assunto é muito importante, já que a alimentação é uma estratégia de saúde pública. “Não conseguimos entender uma saúde pública a partir de uma alimentação cheia de agrotóxicos e substâncias sintéticas.” Neste ano, a centralidade dos debates será a segurança nutricional e como lidar com o problema da fome, tanto na cidade quanto no campo.

ads6 Advertising
Os produtos orgânicos têm cada vez mais fãs

“Temos percebido que no Vale do Rio Pardo há pessoas que passam por dificuldades alimentares, não conseguem ter uma alimentação que garanta sua condição de vida plena”, afirma. Nos próximos dez dias, até 3 de junho, a programação online reúne cerca de 30 palestrantes, com atividades realizadas principalmente à noite. Nesta edição, a Semana dos Alimentos Orgânicos contará com a presença inédita da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT), congregando as experiências em agroecologia da região dos Vales.

Publicidade

No ano passado, em função da pandemia, foram realizadas apenas duas atividades online pela data. Já em 2021 haverá uma programação completa, ainda que permaneça de forma virtual.

Para Costa, é um esforço para somar vivências e destacar a importância da produção de alimentos saudáveis, dentro de um contexto produtivo solidário e de colaboração. “Entendemos que não existe saúde pública se a gente não pensar na condição dos alimentos. Hoje, grande parte das doenças e de uma série de situações envolvendo a saúde das pessoas passa por uma alimentação saudável.”

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta