ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Comemorações de Páscoa

Como os cristãos estão começando mais uma Semana Santa, que culmina com as celebrações da Páscoa no próximo domingo, vamos lembrar de como era este período nas décadas passadas. Os preparativos começavam na Quarta-feira de Cinzas (início da Quaresma) e se estendiam por 40 dias.

A culminância da Quaresma dava-se na Sexta-feira Santa, um dia de silêncio, recolhimento e jejum. As rádios que abriam não tinham comerciais e rodavam só músicas clássicas. Às 15 horas, ocorria a celebração da morte de Jesus e, à noite, a procissão com o andor de Cristo pelas ruas do Centro.

ads6 Advertising

Publicidade

Hoje, a preparação dos ninhos é fácil, pois eles vêm com bombons, coelhos e ovos de chocolate encontrados em qualquer supermercado ou loja de doces. Mas, no passado, os chocolates eram raros e as mães preparavam em casa os principais componentes. Durante toda a semana, elas torravam e descascavam os amendoins que recheavam as cascas de ovos.

Também preparavam doces de amendoim e coco, enrolados com capricho. Ovos de galinha bem cozidos (para durarem mais tempo) eram tingidos com anilina (Eierfarben) vinda da Alemanha. Comprava-se o pozinho colorido nos bazares Kuhn, Rech e Rex.

ads7 Advertising

Publicidade

Foto: Reprodução
Chocolates fabricados pela Sulina (Hennes-Söhnle) podiam ser encontrados em todo o Estado

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta