O imbróglio envolvendo as negociações do horário especial de Natal do comércio de Santa Cruz do Sul, que dura mais de dois meses, está próximo de um desfecho positivo. Isso porque o Sindilojas do Vale do Rio Pardo acenou com uma “evolução positiva” na aceitação da proposta envolvendo as folgas e benefícios aos comerciários por conta do trabalho estendido no período. A patronal realizou assembleia junto aos seus associados na manhã desta quinta-feira, 11. Agora, falta apenas a confirmação do acordo por parte do Sindicato dos Comerciários, que se reúne hoje, às 19 horas, em sua sede, no Centro.
O ponto nevrálgico da negociação é a folga referente ao domingo que antecede ao Natal, dia 21 de dezembro. O proletariado pleiteou o fechamento geral das lojas em 16 de fevereiro, o que caracterizaria um feriadão no Carnaval em troca do trabalho neste dia. A patronal alegou que o fechamento por completo nesta data seria inviável e causaria prejuízo aos associados.
Nenhuma das partes comenta as propostas que estão sendo levadas às assembleias. Nos últimos anos, o comércio de Santa Cruz tem adotado o horário especial sempre a partir da segunda quinzena de dezembro. As lojas, que fecham na maioria às 18 horas ou 18h30, estendem o atendimento até às 22 horas na semana anterior e na semana do dia do Natal. Nos sábados que antecedem a data, bem como nas vésperas do Natal e do Ano Novo, as portas tem permanecido abertas até as 17 horas. Nos dias 25 de dezembro e 1o de janeiro , os estabelecimentos fecham, e reabrem em horário normal do dia 26 em diante.
Publicidade
This website uses cookies.