Categories: Regional

Comércio e construção civil ainda não fizeram balanço de prejuízos

Ainda não há como prever precisamente quanto é o impacto financeiro gerado pelo desabastecimento de mercadorias, ocasionado pela greve dos caminhoneiros. Conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas), estima-se uma redução média de 50% no faturamento, nos dias em que a crise se agravou. “Queremos acreditar que haverão retomadas com a Copa do Mundo e com as datas, como o Dia dos Namorados. Porém, o comércio deixou de faturar muito durante a paralisação”, avalia Mauro Spode, presidente do Sindilojas. 

Na construção civil, trabalhadores estão de braços cruzados. Cinco construtoras de Santa Cruz estão com serviços parados, ou parcialmente interrompidos. Falta cimento, concreto, madeira e barras de aço. “O cimento utilizado nas obras da região vem do Paraná. Acreditamos que será preciso mais de uma semana para normalizar estas entregas e começarmos a retomar as obras”, prevê o vice-presidente regional do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon), Auro Schilling. De acordo com ele, a “conta” da paralisação das obras será paga pelas empresas do segmento.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.