ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Comércio não essencial pode reabrir a partir de segunda-feira no Estado

ads3

Volta da cogestão com as prefeituras também está marcado para a segunda-feira, 22

ads4

Em reunião virtual realizada nesta terça-feira, 16, com lideranças empresariais, deputados estaduais e secretários de Estado, o governador Eduardo Leite anunciou a volta do sistema de cogestão a partir da próxima segunda-feira, 22, o que possibilita aos municípios adotarem medidas mais flexíveis do que o previsto na bandeira preta.

Leite também revelou, no encontro, que o comércio considerado não essencial poderá retomar suas atividades já na próxima semana, de segunda a sexta-feira, até as 20 horas. Restaurantes, bares e lanchonetes poderão atuar sem restrição de dias, mas somente até as 17 horas.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Mais da metade dos empresários de Santa Cruz do Sul não descarta fechamento, aponta pesquisa

“Diante do cenário que o setor produtivo gaúcho vive atualmente, consideramos positivas as medidas anunciadas pelo governador. Especialmente o retorno do sistema da cogestão regional. Acreditamos que elas contemplem, ainda que de forma parcial, o clamor dos lojistas e dos demais segmentos econômicos do Rio Grande do Sul. Com a retomada das atividades, é possível que a economia ganhe um novo fôlego e que milhares de empresas e empregos sejam mantidos”, afirmou em nota o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch. 

ads7 Advertising

Publicidade

Na reunião também foram comunicadas ações de mitigação da crise econômica que as empresas gaúchas enfrentam devido à pandemia, com a disponibilização de recursos do BRDE, Badesul e Banrisul.

As novas regras*

  • O comércio não essencial poderá abrir somente de segunda a sexta-feira, até as 20 horas, com entrada de clientes até as 19 horas.
  • Restaurantes, bares e lanchonetes poderão abrir sem restrição de dias, até as 17 horas, com entrada de clientes até as 16 horas.
  • Hotéis e alojamentos poderão operar com lotação máxima de 50% com Selo Turismo Responsável e 30% sem Selo Turismo Responsável.
  • Deve ser mantida a ventilação cruzada (janelas e portas abertas) ou sistema de renovação de ar.

* Conforme versão preliminar. Adequações nos protocolos para demais atividades continuam sob análise.

ads8 Advertising
Para Guedes, número de vagas formais criadas em janeiro indica a retomada da economia brasileira

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta