Cultura e Lazer

Comissão organizadora anuncia canção tema dos Festejos Farroupilhas 2025

Os integrantes da Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas 2025, com o apoio do Instituto Estadual de Música (IEMRS), analisaram as 11 composições inscritas na chamada pública de seleção da canção tema dos festejos farroupilhas 2025. A avaliação dos três critérios – letra, melodia e contexto histórico – ocorreu em reunião realizada na manhã de quinta-feira, 29, na Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A canção selecionada foi apresentada pelo grupo Alma Gaudéria. Intitulada “O Vaqueano do Rádio”, a música tem letra de Fernando Espíndola e a composição da música é assinada por Thomas Facco e Lucas Mello.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER NO GAZ

De acordo com a presidente da Comissão, Denise Raquel Gress, a música tema é o que direciona os Festejos, porque, ao ouvir a música, as pessoas vão remeter às comemorações e ao tema deste ano. Ela afirmou que a canção escolhida tocou significativamente todos os integrantes da Comissão e destacou a presença do IEMRS na avaliação das propostas. O vice-presidente da Comissão, Rogério Bastos – representante da Fundação Cultural Gaúcha (FCG) – destacou que a música tema embala os eventos dos Festejos. A gente leva para as rádios, escolas, CTGs e através dela, compreendemos a história por trás do tema anual, despertando o interesse por esse tema.

Publicidade

LEIA MAIS: Classificatórias na fase regional do Enart ocorreram em Candelária

A diretora do IEMRS, Adriana Sperandir, destacou a qualidade técnica das composições inscritas. Ela afirmou que a pesquisa que resultou na poesia, na melodia, nos arranjos e nas interpretações teve muita qualidade e nos orgulhou muito. Informou ainda que o Instituto vai elaborar uma atividade dentro da programação dos Festejos para inserir as 11 canções concorrentes no acervo da Discoteca Pública Natho Henn, a fim de torná-las acessíveis à população e valorizar os artistas que se dedicaram para apresentar suas propostas de canção tema.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.