ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Como a região de Santa Cruz pode mudar para a bandeira amarela

ads3

ads4

A classificação de cores criada para definir as regras de distanciamento social nas diferentes regiões do Estado é definida a partir de 11 indicadores distintos. Esta é a fórmula encontrada para evitar o avanço do novo coronavírus no Rio Grande do Sul e criar estratégias de enfrentamento à pandemia. Santa Cruz do Sul inaugurou o mapa na cor laranja, de risco médio, mas pode estar a um “passo” de tornar-se amarelo, no qual o risco é menor.

A coordenadora-adjunta da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Santa Cruz do Sul, Aline Lima, explica que entre os 11 fatores levados em conta para definir a “cor” que a região ocupa no mapa de risco do coronavírus, três são determinantes. O número de casos, a velocidade com que o vírus se espalha e a capacidade de atendimento – no que diz respeito a leitos para tratamento da Covid-19, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destacados para a doença e o número de respiradores – têm peso maior na avaliação do governo.

ads6 Advertising
Governo do Estado confirma bandeira laranja para região de Santa Cruz

Publicidade

Aline, da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, confere no computador a plataforma que exibe em tempo real a ocupação de leitos

A região está habilitada para receber mais 24 leitos de UTI: dez no Hospital Santa Cruz, dez no Ana Nery e quatro para o Hospital São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires. Com este reforço, o número de unidades saltaria dos atuais 27 para 51. “Cada hospital precisa ter capacidade física e recursos humanos para receber estes leitos a mais. Estamos aguardando a liberação destes leitos”, disse Aline.

A 13ª CRS monitora em tempo real os números da Covid-19 nos hospitais da região. A Secretaria Estadual de Saúde lançou uma plataforma online para acompanhamento das internações médicas da doença. Segundo dados do próprio sistema, por volta de 20 horas desta quinta-feira, 14, o índice de ocupação dos leitos de UTI nos hospitais da região de Santa Cruz era de 89%. Dos 27 leitos, 24 estavam com pacientes, sendo cinco com confirmação de covid-19 (todos em Venâncio Aires) e quatro com suspeita de infecção.

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta