Embora o Rio Grande do Sul tenha ficado fora da lista dos cem melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, Santa Cruz do Sul tem motivos para comemorar. Ranking divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no fim de dezembro coloca o Colégio Mauá entre as dez melhores escolas privadas do Estado, na décima colocação. Enquanto isso, em nível nacional, o educandário ocupa a posição de número 360.
Conforme o diretor do Mauá, Nestor Raschen, o colégio mantém posição de destaque muito em função da dedicação dos alunos, pais e professores, que buscam constantes melhorias na qualidade de ensino. Entre as atividades realizadas para oferecer melhor preparo aos estudantes estão os simulados pré-Enem. Organizado conforme a estrutura da prova – 180 questões, mais redação –, o exercício também visa treinar os candidatos para que consigam resolver todos os questionamentos dentro do tempo estimado. Para o diretor, apesar de o Enem ainda ser uma prova em fase de consolidação, esse resultado é de extrema importância para o colégio. “Estar entre as dez melhores instituições privadas do RS é um grande orgulho para toda a comunidade escolar e um desafio de manter uma educação de qualidade para a comunidade regional”, avalia.
Outra instituição que obteve destaque no município foi a Escola de Educação Básica Estado de Goiás. Primeira colocada na rede de ensino público pela terceira vez, ocupou a posição 5.572 no ranking nacional. Para a diretora, Larissa Senna da Silva, hoje o foco do ensino médio da escola não é somente preparar o aluno para o Enem, mas sim ao mercado de trabalho, vestibular e outros desafios que terá pela frente. “Acredito que este índice seja fruto do trabalho que vem sendo realizado pelos professores desde as séries iniciais. Muitas pessoas costumam associar esse desempenho com o que é feito no terceiro ano, porém, considero que esta é uma caminhada que perpassa diversas etapas.” Cerca de 70% dos alunos que se formam estão matriculados desde as séries iniciais.
Publicidade
This website uses cookies.