Ao mesmo tempo em que a tecnologia permitiu o acesso imediato a uma gama incontável de informações e conhecimentos ao alcance de nossas mãos, por outro lado, esse ambiente oferece dados irrelevantes que geram interesse momentâneo. A sensação de que a informação estará disponível quando necessário em um dispositivo eletrônico também desmotiva as pessoas a exercitarem a memória, pois o processo de memorização exige tempo e energia.
Apesar disso, a memória é um mecanismo fundamental que influencia diretamente o processo de aprendizagem do ser humano, conforme análise do Dr. Marcelo Katayama, médico cirurgião, terapeuta e instrutor do Núcleo Ser. “É a partir da memória que conseguimos reconhecer padrões, interagir no mundo e identificar fatores mais básicos, como o caminho de casa e até mesmo a própria casa. Caso fôssemos desprovidos dessa estrutura, muito provavelmente não conseguiríamos sobreviver em sociedade e teríamos apenas comportamentos instintivos”.
O processo de aprendizado também depende da memória: tarefas como ler, escrever, fazer contas, contar histórias e cozinhar só são possíveis devido à habilidade de reter informações em nosso cérebro e resgatá-las quando necessário. “Além disso, graças à memória, o ser humano é capaz de perceber os erros do passado e corrigi-los futuramente, buscando sua evolução”, destaca o especialista.
Publicidade
Para auxiliar na otimização da memória, o Dr. Marcelo Katayama elenca algumas dicas para exercitar o cérebro. Confira abaixo:
FAÇA UMA COISA DE CADA VEZ. Para guardar informações importantes é necessário parar, prestar atenção, compreender e repetir. Esse processo aumenta a eficiência de nossa memória.
Publicidade
TENHA UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA. Nosso cérebro necessita de nutrientes para funcionar de forma adequada.
Publicidade
DURMA BEM. Durante o sono processamos o conteúdo que vimos durante o período de vigília e os fragmentos mais importantes são armazenados na memória de longo prazo.
LEIA. A leitura ativa muitas áreas no cérebro, inclusive aquelas relacionadas à memória. Os conteúdos que são absorvidos farão parte também da memória, ampliando a gama de informações disponíveis para futuras consultas.
Publicidade
EXERCITE-SE. A atividade física regular melhora o funcionamento do corpo como um todo, trazendo mais energia e vitalidade para os órgãos inclusive para o cérebro. Muitas vezes, durante a atividade física, nossa mente encontra uma brecha para fazer associações entre informações que ainda não haviam sido percebidas e isso facilita o processo de memorização.
Com informações da Core Comunicação.
Publicidade
This website uses cookies.