Regional

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência será na próxima quinta

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede) promove na próxima quinta-feira, dia 23, a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que este ano tem como tema Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Construindo um Brasil mais inclusivo. O evento será realizado das 8 às 17 horas, no Memorial da Unisc e é aberto a todos os interessados.

Conforme a presidente do conselho, Francine Beatriz da Silva, a conferência é um importante momento de debate sobre os diversos assuntos relacionados aos direitos das pessoas com deficiência, como educação, saúde, mercado de trabalho, lazer e esporte, entre outros. “Todas as discussões procuram trazer para o debate as dificuldades e problemas relacionados ao tema, assim como também apresentar ideias e sugestões. É o momento para pensarmos junto com a comunidade de que formas o poder público pode melhorar as condições de acessibilidade e inclusão, não só no município, mas também em âmbitos estadual e nacional”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Projeto apoia pessoas com deficiência e cuidadores em Venâncio Aires

Publicidade

Francine destaca que a conferência é aberta a toda a comunidade e salientou a importância da participação de profissionais que trabalham na área, no setor público e privado, familiares e educadores, como uma forma de buscarem novos conhecimentos e também contribuírem para a discussão. “Convidamos especialmente as pessoas com deficiência para que tragam suas demandas nos eixos que serão debatidos. Ninguém conhece melhor do que elas a própria realidade e as dificuldades que enfrentam no dia a dia”.

Embora gratuita, a participação na Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência se dará mediante inscrição, que pode ser feita no dia e local do evento. Porém, como o espaço do Memorial é limitado, Francine orienta que se faça com antecedência para garantir a vaga.

Para isso basta entrar no site da prefeitura, na aba do Compede, acessar o link bit.ly/compede-scs e preencher os dados solicitados. Outra opção é fazer a inscrição pelo Instagram @compede.scs. Na ficha é possível informar a necessidade de acompanhamento especializado durante o evento, de intérprete de Libras ou de acompanhamento para deslocamento. Mais informações pelo e-mail compede@santacruz.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3715-1895, da sala dos conselhos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Esporte Para Todos ofereceu prática de tênis em novembro

Pesquisa quer conhecer o número de pessoas com deficiência em Santa Cruz

De acordo com o último Censo do IBGE, realizado no ano passado, Santa Cruz do Sul possui uma população de 133.230 habitantes. A pesquisa, no entanto, nada revela acerca do número de pessoas com deficiência no município, o que deixa uma lacuna para a construção de políticas públicas que tragam melhorias para a vida desses cidadãos.

Segundo a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Francine Beatriz da Silva, por meio do CadÚnico, a prefeitura possui o quantitativo das pessoas com deficiência entre a população mais vulnerável. Ela alega, porém, que o número pode estar muito aquém da realidade, uma vez que não contempla todas as classes sociais. “Hoje não temos um número real, nossa expectativa era que o Censo nos trouxesse essa informação, mas no questionário básico não foi perguntado se na moradia residia algum deficiente”, lamenta.

Publicidade

LEIA MAIS: Compede cria formulário de cadastro de pessoas com deficiência residentes em Santa Cruz; saiba mais

E para além daqueles em situação de vulnerabilidade social e econômica, Francine lembra que há pessoas de outras classes sociais que também precisam ser atendidas pelas políticas públicas. “Precisamos conhecer essa parcela da população, quantos são e quais os seus perfis para propor ações que realmente supram as suas necessidades. Por isso criamos um formulário que está nas nossas redes sociais, instagram e página da prefeitura”, informou.

Para conhecer esse público, o Compede criou o Cadastro de Pessoas com Deficiência Residentes em Santa Cruz do Sul. O formulário está no site da prefeitura e pode ser acessado na aba do Compede, por meio de um link ou ainda pelo QrCode. “É muito importante que deficientes ou mesmo os seus familiares acessem e preencham os dados. Só assim chegaremos o mais perto possível da realidade em nosso município”.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.