Realizado há pelo menos 30 anos, evento contou com participação de membros de 16 sociedades de diversas localidades do município
Santa Cruz do Sul abriu oficialmente os festejos alusivos ao dia do Colono e Motorista. Na tarde de sábado, 19, a Paróquia Santo Antônio, no Bairro Arroio Grande, realizou a sua tradicional programação alusiva à data. Centenas de pessoas participaram da missa festiva celebrada pelo padre Fabrício Niederle.
Na sequência, os veículos realizaram uma carreata e buzinaço pelas principais ruas de Santa Cruz do Sul. Esta foi uma das maiores concentrações já realizadas e terminou em frente à paróquia, com a bênção feita pelo religioso. À noite, ocorreram o jantar e o baile dos motoristas.
LEIA TAMBÉM: Martha Medeiros fala sobre ser patrona da Feira do Livro de Santa Cruz: “Entusiasmada”
Publicidade
A empresa Ecolog Serviços Ambientais, que tem sede em Santa Cruz, levou 71 veículos para o desfile. O casal de diretores Diego e Betina Leite e o gestor de frotas, Thiago Kuhn, afirmam que o evento criou um espírito coletivo de colaboração.
“Foram 15 dias trazendo a frota do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para desfilar em Santa Cruz e realizar essa homenagem à cidade”, disse Diego. Além do desfile, a empresa se engajou na venda de ingressos para o jantar. “Conseguimos vender 102 ingressos para trazer as famílias e ter uma noite festiva para reunir as pessoas. Foi muito legal a participação dos nossos colaboradores, que fortalece a empresa”, frisou Thiago.
O encarregado de frota da empresa HS Madeiras, de Linha Pinheiral, interior de Santa Cruz, Ismael Bender, contou que a empresa participou do desfile com seis caminhões. “Temos que ter fé e pedir proteção divina para os motoristas que estão na estrada, sendo importante para seguir viagem com segurança todos os dias”, comentou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Bibliotecas Itinerantes estimulam a leitura em Vale do Sol
Segundo o padre Fabrício Niederle, a festa ocorre há 37 anos no Arroio Grande. “Começamos em 1987, quando muitas empresas de transporte começaram a se estabelecer no bairro. A festa se tornou tradicional e nos últimos anos tem sido um sucesso. A cada ano, mais empresas tem participado e motivando outras a virem se integrar, sendo uma grande confraternização envolvendo os motoristas.”
Ele também frisou a importância da ocasião. “Temos que valorizar aqueles que plantam, colhem e transportam o alimento nosso de cada dia para que chegue em nossas casas. O motorista é uma classe muito importante e que merece ser sempre valorizada e respeitada cada vez mais”, finalizou.
Publicidade
A comunidade católica São Francisco Xavier, de Linha João Alves, celebrou o colono e motorista com uma programação que se iniciou no sábado. O ponto alto foi ontem, com desfile motorizado e festa com almoço e baile.
Centenas de veículos entre caminhões, tratores e carros iniciaram o trajeto, aberto por cavalarianos e charretes, no trevo de acesso à localidade. O desfile passou por loteamentos até a comunidade, onde houve a bênção feita pelo padre Zé Renato.
O religioso destacou a importância da invocação de São Cristóvão e de Nossa Senhora da Boa Viagem para inspirar cuidado e proteção aos que desenvolvem a atividade profissional ao volante. “Prudência, sorte e bênção, é o tripé necessário para estes profissionais que precisam estar na estrada. Desejamos que essa bênção inspire confiança e cuidado ao dirigir, respeito com os demais que estão na estrada, proteção ao utilizar o veículo para o trabalho e lazer. Para que ele não seja instrumento de tristeza.”
Publicidade
Participe do canal de notícias do Portal Gaz no WhatsApp
O prefeito Sérgio Moraes acompanhou o evento enalteceu o espírito trabalhador de ambas as classes. “Neste desfile, vemos o que Linha João Alves produz. É um povo extremamente organizado, trabalhador. São pessoas que buscam no dia a dia oferecer uma qualidade de vida melhor para suas famílias e a comunidade santa-cruzense.”
Bandeiras bordadas e coloridas nos mastros levadas à frente dos grupos compostos por mulheres uniformizadas com blusas personalizadas. Esses foram os destaques da solenidade realizada após a chegada de cada grupo recepcionado por uma bandinha alemã no Salão da Comunidade Luterana de Alto Sinimbu, na tarde desse domingo, 20.
Publicidade
Esses e outros aspectos da tradição e cultura germânica voltaram a ser evidenciados na Deutsches Koloniefest. O evento ocorre há 30 anos no município e reúne as sociedades de damas de diversas localidades. É considerado uma das atividades mais significativas para os moradores.
Na edição deste ano, com a participação de 16 sociedades, deu-se início ao 6º Torneio Municipal de Bolão de Mesa, que terá mais três etapas (dia 16 de agosto, 13 de setembro e 1º de novembro) até a grande final, que ocorrerá na Feira Comercial, Industrial e Agropecuária de Sinimbu (Exposin), em 16 de novembro.
LEIA TAMBÉM: Banda Did You See vence circuito no 2º Dia do Rock em Santa Cruz
O prefeito Wilson Molz destacou a necessidade de valorização da cultura germânica. “Precisamos preservar a cultura, honrar o que foi feito no passado. Precisamos mobilizar mais os jovens para participarem desta tradição dos jogos germânicos e das sociedades.” Molz lembrou que mais de 30 sociedades estiveram presentes na primeira edição da festa.
O secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Flávio Miguel Henn, enfatizou a importância do evento após a enchente de 2024. “Com a não realização no ano passado, voltamos com uma certa normalidade e felizes. Hoje é dia de cultura, tradição, abraços e risadas. Que este torneio seja de integração e muita diversão.”
O torneio terá a presença das Sociedades de Damas:
– Avante de Linha Cinco
– Rainha da Serra da Linha Branca
– Fraternidade de Rio Pequeno
– Sempre Unidas de Linha São João – Ginásio
– Sempre Alegre de Sede Wojahn
– Beira Rio de Linha Rio Grande
– Unidas de Alto Sinimbu
– Orquídeas de Linha Almeida
– Sempre Alegre de Linha da Serra
– Centenário de Paredão São Pedro
– Nova Esperança de Bela Vista
– Integração da Escas
– Vale das Rosas de Linha Primavera
– Linha São João – Comunidade Evangélica
– Unidos para Vencer de Linha Desidério
– Flor do Morro de Alto Rio Pequeno.
As 16 sociedades inscritas no torneio participam cada uma com dez competidoras que somam a pontuação Ao final, serão indicadas a campeã da equipe, a campeã geral e a equipe campeã.
No fim de semana, Venâncio Aires celebrou a 58ª edição da Festa dos Motoristas, com dois dias de intensa programação no Parque do Chimarrão. A festividade ocorreu no sábado e domingo e reuniu diversas atrações para motoristas, familiares e comunidade em geral.
No domingo, ocorreu o tradicional Desfile dos Motoristas, que iniciou com a concentração na Rua Carlos Wagner.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.