Cultura e Lazer

Confira como foram as primeiras comemorações do Dia do Colono e do Motorista na região

Santa Cruz do Sul abriu oficialmente os festejos alusivos ao dia do Colono e Motorista. Na tarde de sábado, 19, a Paróquia Santo Antônio, no Bairro Arroio Grande, realizou a sua tradicional programação alusiva à data. Centenas de pessoas participaram da missa festiva celebrada pelo padre Fabrício Niederle.

Na sequência, os veículos realizaram uma carreata e buzinaço pelas principais ruas de Santa Cruz do Sul. Esta foi uma das maiores concentrações já realizadas e terminou em frente à paróquia, com a bênção feita pelo religioso. À noite, ocorreram o jantar e o baile dos motoristas.

LEIA TAMBÉM: Martha Medeiros fala sobre ser patrona da Feira do Livro de Santa Cruz: “Entusiasmada”

Publicidade

A empresa Ecolog Serviços Ambientais, que tem sede em Santa Cruz, levou 71 veículos para o desfile. O casal de diretores Diego e Betina Leite e o gestor de frotas, Thiago Kuhn, afirmam que o evento criou um espírito coletivo de colaboração.

“Foram 15 dias trazendo a frota do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para desfilar em Santa Cruz e realizar essa homenagem à cidade”, disse Diego. Além do desfile, a empresa se engajou na venda de ingressos para o jantar. “Conseguimos vender 102 ingressos para trazer as famílias e ter uma noite festiva para reunir as pessoas. Foi muito legal a participação dos nossos colaboradores, que fortalece a empresa”, frisou Thiago.

Diego, Betina e Thiago contaram com 71 veículos na carreata
Ismael destacou a importância da fé e proteção da categoria

O encarregado de frota da empresa HS Madeiras, de Linha Pinheiral, interior de Santa Cruz, Ismael Bender, contou que a empresa participou do desfile com seis caminhões. “Temos que ter fé e pedir proteção divina para os motoristas que estão na estrada, sendo importante para seguir viagem com segurança todos os dias”, comentou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Bibliotecas Itinerantes estimulam a leitura em Vale do Sol

Segundo o padre Fabrício Niederle, a festa ocorre há 37 anos no Arroio Grande. “Começamos em 1987, quando muitas empresas de transporte começaram a se estabelecer no bairro. A festa se tornou tradicional e nos últimos anos tem sido um sucesso. A cada ano, mais empresas tem participado e motivando outras a virem se integrar, sendo uma grande confraternização envolvendo os motoristas.”

Ele também frisou a importância da ocasião. “Temos que valorizar aqueles que plantam, colhem e transportam o alimento nosso de cada dia para que chegue em nossas casas. O motorista é uma classe muito importante e que merece ser sempre valorizada e respeitada cada vez mais”, finalizou.

Publicidade

Linha João Alves teve desfile e festa

A comunidade católica São Francisco Xavier, de Linha João Alves, celebrou o colono e motorista com uma programação que se iniciou no sábado. O ponto alto foi ontem, com desfile motorizado e festa com almoço e baile. 

Centenas de veículos entre caminhões, tratores e carros iniciaram o trajeto, aberto por cavalarianos e charretes, no trevo de acesso à localidade. O desfile passou por loteamentos até a comunidade, onde houve a bênção feita pelo padre Zé Renato.

O religioso destacou a importância da invocação de São Cristóvão e de Nossa Senhora da Boa Viagem para inspirar cuidado e proteção aos que desenvolvem a atividade profissional ao volante. “Prudência, sorte e bênção, é o tripé necessário para estes profissionais que precisam estar na estrada. Desejamos que essa bênção inspire confiança e cuidado ao dirigir, respeito com os demais que estão na estrada, proteção ao utilizar o veículo para o trabalho e lazer. Para que ele não seja instrumento de tristeza.”

Publicidade

Participe do canal de notícias do Portal Gaz no WhatsApp

O prefeito Sérgio Moraes acompanhou o evento enalteceu o espírito trabalhador de ambas as classes. “Neste desfile, vemos o que Linha João Alves produz. É um povo extremamente organizado, trabalhador. São pessoas que buscam no dia a dia oferecer uma qualidade de vida melhor para suas famílias e a comunidade santa-cruzense.” 

Festa destaca a cultura e a tradição germânica

Bandeiras bordadas e coloridas nos mastros levadas à frente dos grupos compostos por mulheres uniformizadas com blusas personalizadas. Esses foram os destaques da solenidade realizada após a chegada de cada grupo recepcionado por uma bandinha alemã no Salão da Comunidade Luterana de Alto Sinimbu, na tarde desse domingo, 20.  

Publicidade

Esses e outros aspectos da tradição e cultura germânica voltaram a ser evidenciados na Deutsches Koloniefest. O evento ocorre há 30 anos no município e reúne as sociedades de damas de diversas localidades. É considerado uma das atividades mais significativas para os moradores. 

Realizado há pelo menos 30 anos, evento contou com participação de membros de 16 sociedades de diversas localidades do município | Foto: Vanessa Behling

Na edição deste ano, com a participação de 16 sociedades, deu-se início ao 6º Torneio Municipal de Bolão de Mesa, que terá mais três etapas (dia 16 de agosto, 13 de setembro e 1º de novembro) até a grande final, que ocorrerá na Feira Comercial, Industrial e Agropecuária de Sinimbu (Exposin), em 16 de novembro. 

LEIA TAMBÉM: Banda Did You See vence circuito no 2º Dia do Rock em Santa Cruz

O prefeito Wilson Molz destacou a necessidade de valorização da cultura germânica. “Precisamos preservar a cultura, honrar o que foi feito no passado. Precisamos mobilizar mais os jovens para participarem desta tradição dos jogos germânicos e das sociedades.” Molz lembrou que mais de 30 sociedades estiveram presentes na primeira edição da festa. 

O secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Flávio Miguel Henn, enfatizou a importância do evento após a enchente de 2024. “Com a não realização no ano passado, voltamos com uma certa normalidade e felizes. Hoje é dia de cultura, tradição, abraços e risadas. Que este torneio seja de integração e muita diversão.” 

Participantes

O torneio terá a presença das Sociedades de Damas:

– Avante de Linha Cinco
– Rainha da Serra da Linha Branca
– Fraternidade de Rio Pequeno
– Sempre Unidas de Linha São João – Ginásio
– Sempre Alegre de Sede Wojahn
– Beira Rio de Linha Rio Grande
– Unidas de Alto Sinimbu
– Orquídeas de Linha Almeida
– Sempre Alegre de Linha da Serra
– Centenário de Paredão São Pedro
– Nova Esperança de Bela Vista
– Integração da Escas
– Vale das Rosas de Linha Primavera
– Linha São João – Comunidade Evangélica
– Unidos para Vencer de Linha Desidério
– Flor do Morro de Alto Rio Pequeno.

Sexta edição do Torneio de Bolão de Mesa terá mais três etapas até a final na Exposin

As 16 sociedades inscritas no torneio participam cada uma com dez competidoras que somam a pontuação Ao final, serão indicadas a campeã da equipe, a campeã geral e a equipe campeã. 

Venâncio Aires

No fim de semana, Venâncio Aires celebrou a 58ª edição da Festa dos Motoristas, com dois dias de intensa programação no Parque do Chimarrão. A festividade ocorreu no sábado e domingo e reuniu diversas atrações para motoristas, familiares e comunidade em geral.

No domingo, ocorreu o tradicional Desfile dos Motoristas, que iniciou com a concentração na Rua Carlos Wagner.

LEIA MAIS EM CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.