Martha Medeiros, a patrona da Feira de Santa Cruz do Sul (na foto, na Praça Getúlio Vargas), é também a estrela em Porto Alegre
O Rio Grande do Sul volta a celebrar intensamente os livros, a leitura, a cultura e o saber. Ao final da tarde dessa sexta-feira, 31, foi aberta na Praça da Alfândega, no centro histórico da capital gaúcha, a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. A cerimônia oficial ocorreu às 17 horas, já com muito movimento no ambiente das bancas. O evento seguirá até o dia 16 de novembro, tendo como patrona a escritora e cronista Martha Medeiros, que, por feliz coincidência, foi também a grande estrela da 35ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, em agosto deste ano.
Pela avaliação da Câmara Rio-grandense do Livro (CRL), organizadora, esta é considerada a edição de efetiva retomada. No ano passado, a feira ainda se ressentiu dos efeitos da grande enchente que alagou toda a área do centro histórico da capital gaúcha em abril e maio, e com reflexos fortes ao longo dos meses seguintes. Considerada um Patrimônio Imaterial de Porto Alegre, ela acontece desde 1955.
LEIA TAMBÉM: Casa das Artes recebe espetáculo com debate voltado à cultura gaúcha
Publicidade
As atividades (lançamentos, palestras, mesas-redondas, bate-papos etc) ocorrem diariamente, das 10 horas às 20 horas, e com acesso livre de todos os públicos, tanto à praça quanto a outras ações paralelas, todas sem custo. Para quem for à praça em busca de livros, serão 79 bancas em atendimento, das quais 66 na área geral, dez para o público infantil e três de autores internacionais.
Uma das atrações do primeiro final de semana é a oficina “A notícia: do jornal ao texto literário”, a ser ministrada pela professora e escritora santa-cruzense Valesca de Assis. Ela é membro correspondente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul e colunista da Gazeta do Sul, na qual assina seção de forma quinzenal, nas edições de final de semana. A atividade ocorrerá no Auditório Erico Verissimo da Câmara Municipal de Porto Alegre no Clube do Comércio, nas imediações da praça, a partir das 14h30 deste sábado, 1º.
LEIA TAMBÉM: Sinimbu realiza Feira Cultural e Feira Municipal do Livro na próxima semana; veja programação
Publicidade
Conforme Valesca, na atividade, que deve durar cerca de 1h50, a partir de notícias em jornais ou de redes sociais, buscará oportunizar a criação de histórias derivadas, mas que transcendam o relato factual. Ela também pretende mostrar exemplos em duas de suas obras, o romance A ponta do silêncio, publicado pela BesouroBox em 2017, e um conto, Aos pombos, aos pombos, do livro Caderno de histórias: antologia mínima, lançado pela Class em 2020.
Ainda em torno das comunicações, às 15 horas deste sábado, no Clube do Comércio, haverá bate-papo sobre o livro Face a face: jornalismo de opinião em tempos de bolsonarismo, do jornalista Juremir Machado da Silva, lançamento da editora Sulina. Ele conversará com a jornalista Balala Campos. Já às 16h30, no Auditório Erico Verissimo, haverá mesa com a patrona Martha Medeiros, com mediação de Paula Taitelbaum.
Este primeiro final de semana da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre reserva inúmeras atrações para o público, e praticamente todas acontecerão no Clube do Comércio, na Rua da Praia, ambiente vizinho à Praça da Alfândega.
Publicidade
Às 17h30, neste sábado, ocorre mesa sobre o livro Havana táxi: relatos de Cuba, de stâle Wig, da Noruega, e Norges Rodríguez, de Cuba, pela editora Buzz, ainda com Cássia Zanon e mediação de Guilherme Braga, tradutor da obra. Às 18h30, haverá a atividade “Erico Verissimo visto de perto”, com Fernanda Verissimo, neta do autor de O tempo e o vento; Leonid Straliev e Marô Barbieri.
LEIA TAMBÉM: Aprendizes do Instituto Crescer Legal têm trabalhos publicados em livro
No domingo, 2, às 14 horas, na Sala dos Jacarandás, do Clube do Comércio, está prevista a mesa “Uma nova literatura argentina”, com Luciana De Luca, autora do romance O amor é um monstro de Deus, pela editora Arquipelago, ação que terá a mediação de Paula Sperb.
Publicidade
Na Vitrine de Lançamentos, será apresentada a biografia Paulo Sant’Ana, o gênio indomável, de Márcio Pinheiro, pela AGE, às 16 horas, no Clube do Comércio, com Fernando Ernesto Corrêa e mediação de Juarez Fonseca. Já às 16h30 ocorrerá a mesa “Domício Proença Filho: ficção, crítica e memória literária”, sobre o escritor, professor e pesquisador carioca, com Gilberto Schwartzmann.
Às 17h30, é a vez da mesa “Escritora: trajetórias, prêmios e literatura”, com as autoras Luciany Aparecida, Eliane Marques e Andréa Del Fuego, tendo a mediação de Lilian Rocha, na Sala dos Jacarandás.
Às 18 horas, haverá Vitrine de Lançamento da obra Clube do Comércio de Porto Alegre – A história 1896-2025, de Pedro Haase Filho e Liberato Vieira da Cunha, no Clube do Comércio. Por fim, às 18h30, a mesa “O desafio de manter viva a imprensa literária e cultural”, com Marcela Donini, Vitor Diel, Rafael Glória e Luiz Fernando S. Moraes.
Da região, Airton Ortiz, Aidir Parizzi Júnior, Leonardo Andriolo, Gil Kipper e Marli Silveira, entre outros, vão autografar. Entre destaques, no dia 8, às 17h30, estará na praça Bruna Lombardi; e no dia 9, às 14 horas, a francesa Anne Pauly; e ainda o amazonense Milton Hatoum, este às 17h30.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.