Regional

Confira destaques da Feira do Livro de Porto Alegre neste fim de semana

O Rio Grande do Sul volta a celebrar intensamente os livros, a leitura, a cultura e o saber. Ao final da tarde dessa sexta-feira, 31, foi aberta na Praça da Alfândega, no centro histórico da capital gaúcha, a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. A cerimônia oficial ocorreu às 17 horas, já com muito movimento no ambiente das bancas. O evento seguirá até o dia 16 de novembro, tendo como patrona a escritora e cronista Martha Medeiros, que, por feliz coincidência, foi também a grande estrela da 35ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, em agosto deste ano.

Pela avaliação da Câmara Rio-grandense do Livro (CRL), organizadora, esta é considerada a edição de efetiva retomada. No ano passado, a feira ainda se ressentiu dos efeitos da grande enchente que alagou toda a área do centro histórico da capital gaúcha em abril e maio, e com reflexos fortes ao longo dos meses seguintes. Considerada um Patrimônio Imaterial de Porto Alegre, ela acontece desde 1955.

LEIA TAMBÉM: Casa das Artes recebe espetáculo com debate voltado à cultura gaúcha

Publicidade

As atividades (lançamentos, palestras, mesas-redondas, bate-papos etc) ocorrem diariamente, das 10 horas às 20 horas, e com acesso livre de todos os públicos, tanto à praça quanto a outras ações paralelas, todas sem custo. Para quem for à praça em busca de livros, serão 79 bancas em atendimento, das quais 66 na área geral, dez para o público infantil e três de autores internacionais.

Uma das atrações do primeiro final de semana é a oficina “A notícia: do jornal ao texto literário”, a ser ministrada pela professora e escritora santa-cruzense Valesca de Assis. Ela é membro correspondente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul e colunista da Gazeta do Sul, na qual assina seção de forma quinzenal, nas edições de final de semana. A atividade ocorrerá no Auditório Erico Verissimo da Câmara Municipal de Porto Alegre no Clube do Comércio, nas imediações da praça, a partir das 14h30 deste sábado, 1º.

LEIA TAMBÉM: Sinimbu realiza Feira Cultural e Feira Municipal do Livro na próxima semana; veja programação

Publicidade

Conforme Valesca, na atividade, que deve durar cerca de 1h50, a partir de notícias em jornais ou de redes sociais, buscará oportunizar a criação de histórias derivadas, mas que transcendam o relato factual. Ela também pretende mostrar exemplos em duas de suas obras, o romance A ponta do silêncio, publicado pela BesouroBox em 2017, e um conto, Aos pombos, aos pombos, do livro Caderno de histórias: antologia mínima, lançado pela Class em 2020.

Ainda em torno das comunicações, às 15 horas deste sábado, no Clube do Comércio, haverá bate-papo sobre o livro Face a face: jornalismo de opinião em tempos de bolsonarismo, do jornalista Juremir Machado da Silva, lançamento da editora Sulina. Ele conversará com a jornalista Balala Campos. Já às 16h30, no Auditório Erico Verissimo, haverá mesa com a patrona Martha Medeiros, com mediação de Paula Taitelbaum.

Um mundo de atrações neste final de semana

Este primeiro final de semana da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre reserva inúmeras atrações para o público, e praticamente todas acontecerão no Clube do Comércio, na Rua da Praia, ambiente vizinho à Praça da Alfândega.

Publicidade

Às 17h30, neste sábado, ocorre mesa sobre o livro Havana táxi: relatos de Cuba, de stâle Wig, da Noruega, e Norges Rodríguez, de Cuba, pela editora Buzz, ainda com Cássia Zanon e mediação de Guilherme Braga, tradutor da obra. Às 18h30, haverá a atividade “Erico Verissimo visto de perto”, com Fernanda Verissimo, neta do autor de O tempo e o vento; Leonid Straliev e Marô Barbieri.

LEIA TAMBÉM: Aprendizes do Instituto Crescer Legal têm trabalhos publicados em livro

No domingo, 2, às 14 horas, na Sala dos Jacarandás, do Clube do Comércio, está prevista a mesa “Uma nova literatura argentina”, com Luciana De Luca, autora do romance O amor é um monstro de Deus, pela editora Arquipelago, ação que terá a mediação de Paula Sperb.

Publicidade

Na Vitrine de Lançamentos, será apresentada a biografia Paulo Sant’Ana, o gênio indomável, de Márcio Pinheiro, pela AGE, às 16 horas, no Clube do Comércio, com Fernando Ernesto Corrêa e mediação de Juarez Fonseca. Já às 16h30 ocorrerá a mesa “Domício Proença Filho: ficção, crítica e memória literária”, sobre o escritor, professor e pesquisador carioca, com Gilberto Schwartzmann.

Às 17h30, é a vez da mesa “Escritora: trajetórias, prêmios e literatura”, com as autoras Luciany Aparecida, Eliane Marques e Andréa Del Fuego, tendo a mediação de Lilian Rocha, na Sala dos Jacarandás.
Às 18 horas, haverá Vitrine de Lançamento da obra Clube do Comércio de Porto Alegre – A história 1896-2025, de Pedro Haase Filho e Liberato Vieira da Cunha, no Clube do Comércio. Por fim, às 18h30, a mesa “O desafio de manter viva a imprensa literária e cultural”, com Marcela Donini, Vitor Diel, Rafael Glória e Luiz Fernando S. Moraes.

Da região, Airton Ortiz, Aidir Parizzi Júnior, Leonardo Andriolo, Gil Kipper e Marli Silveira, entre outros, vão autografar. Entre destaques, no dia 8, às 17h30, estará na praça Bruna Lombardi; e no dia 9, às 14 horas, a francesa Anne Pauly; e ainda o amazonense Milton Hatoum, este às 17h30.

Publicidade

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Romar Behling

Share
Published by
Romar Behling

This website uses cookies.