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GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Confira dicas para fazer uma senha segura do Enem

Ao se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os candidatos precisam criar uma senha de seis a 10 caracteres. A senha deve ser guardada, pois o estudante precisará dela até o ano que vem, seja para conferir o resultado do exame seja para participar de processos seletivos que utilizam as notas das provas, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Neste ano, recuperar a senha ficou mais difícil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aumentou a segurança da recuperação para evitar que as senhas caiam nas mãos de outras pessoas que não o candidato. Em fevereiro deste ano, alguns fizeram denúncias de que suas contas foram invadidas e, por consequência, eles tiveram as opções de curso no Sisu trocadas no último momento de inscrição.

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no site do exame. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

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Para ajudar os estudantes a escolherem uma senha segura e a tê-la sempre a mão, a reportagem conversou com a consultora de organização e produtividade Gabriela Brasil, especialista em organização digital. Veja algumas dicas:

Na hora de escolher a senha

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– Fazer um marcador ou pasta em seu email para aquelas correspondências que chegam com os cadastros novos que você já fez. Assim se você se esquecer de alguma senha, fica fácil saber onde recuperar.

– A senha não deve incluir a palavra senha, por exemplo. Evite usar palavras que se relacionem diretamente a você, como a sua profissão. Não use informações pessoais em suas senhas, como números de telefone, aniversários ou nome de seus filhos.

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Como guardar a senha

– No papel: para as pessoas que gostam de armazenar as informações no papel a recomendação principal é não deixar esse papel a vista ou exposto na sua mesa de trabalho. Use um caderninho exclusivo pra isso e guarde junto com documentos de identificação como identidade, passaporte e carteira de trabalho. Pode ser inclusive em uma caixa que contenha chave, para dificultar o acesso de terceiros. O risco de se guardar as senhas no papel é justamente não saber onde se arquivou este papel, que se for perdido, causará uma série de transtornos.

– No computador: os gerenciadores de senhas digitais permitem que você guarde todas as suas senhas em um local seguro, salvando suas senhas em uma base de dados criptografados na nuvem e permitindo o acesso pelo smartphone. Como os candidatos se comunicam bem com a linguagem digital, essa é uma alternativa viável que pode facilitar a organização e evitar muita dor de cabeça.

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Para garantir a segurança do local onde estão guardadas as senhas é importante não acessar os gerenciadores de tarefas em aplicativos de terceiros, mantendo o acesso a conta apenas da própria máquina. Outra recomendação é usar a autenticação em dois fatores para aplicativos no celular, que permite incluir uma nova senha no aplicativo onde a senha está armazenada. Dessa forma, uma pessoa que tem acesso ao celular, precisará de outra senha para acessar as informações.

Algumas opções para começar a organizar as senhas digitalmente são Last Pass, 1 Password, Dash Lane e Enpass. É possível fazer isso também em um aplicativo de armazenamento de notas, como o Evernote ou o Google Docs.

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