ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Confira o guia completo do festival tradicionalista

POR DENTRO DAS DANÇAS TRADICIONAIS

ads6 Advertising

Publicidade

CTG Rincão da Alegria

O CTG Rincão da Alegria irá apresentar o tema O campo se urbaniza. Baseado no conto de Paulo Gonçalves, apresentado no Enart em 2005, o personagem Nego é obrigado a deixar o campo por questões econômicas. Na cidade, precisa trabalhar com serviços gerais e sem reconhecimento, diferente da antiga vida campeira. Desiludido, encontra refúgio em um CTG encravado entre os prédios do cenário urbano. A música de entrada é a milonga Quando o campo se urbaniza e a de saída é o chamamé Templo aos campeiros. As duas canções foram compostas por Sônia Mara e João Lucas Cirne. “O tema é atual. Há muitas pessoas que deixam o campo em busca de oportunidades. Mas, muitas vezes, ficam deslocadas no meio urbano”, diz o instrutor Eliçon Rodrigues.

ads7 Advertising

Publicidade

Débora Lopes e Vinícius Luz

Em meio à correria dos ensaios da invernada adulta, o casal representante do Lanceiros nas Danças Gaúchas de Salão, Débora Mello Lopes e Vinícius Luz, sempre acha um tempo para dançar. Este é o segundo ano que competem juntos e a segunda vez que disputam a final do Enart. Para Débora, diferente das danças tradicionais, as de salão expressam situações mais comuns, como um baile, e por isso, são mais naturais. “É uma representação da cultura gaúcha e que se aproxima mais do cotidiano.”

ads8 Advertising

Publicidade

Clademir “Prego” Lima

Clademir “Prego” Lima representa o Rincão na chula. Ele é praticante desde os 5 anos e já competiu nove vezes no Enart, sempre classificado para a final. Também irá participar das Danças Tradicionais. Entre tantos concorrentes é necessário fazer algo inovador, o que exige dedicação e treinos intensos. Apesar de ter chegado perto várias vezes, o chuleador ainda não arrebatou um troféu. “Estou confiante”, afirma.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta