Regional

Confirmado rompimento da Barragem 14 de Julho, entre Cotiporã e Bento Gonçalves

A barragem da Usina Hidrelétrica 14 de Julho, no Rio das Antas, entre Cotiporã e Bento Gonçalves, teve um rompimento parcial no início da tarde desta quinta-feira, 2. A informação foi confirmada pelo vice-governador do Estado, Gabriel Souza, durante reunião com prefeitos do Vale do Rio Pardo na sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO), em Santa Cruz do Sul.

Segundo ele, o rompimento poderá ser total. “Vai significar muita água descendo pelo Rio Taquari, o que vai aumentar ainda mais as enchentes, e de maneira muito rápida, nos municípios que estão abaixo deste ponto. Ou seja, todos os municípios que estão a partir de Santa Bárbara”, comenta.

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil ordena desocupação de residências no Belvedere, Travessa Krug e Xurupita

Publicidade

A orientação é de não esperar para sair de casa e subir seis metros acima de onde está o nível do rio. “Saiam das zonas abaixo dessa cota, porque realmente a situação é gravíssima, muito séria, e precisamos que todos imediatamente sigam essa orientação sob pena de perdermos muitas vidas”, alerta.

O Rio das Antas, onde estava localizada a barragem, dá origem ao Rio Taquari poucos quilômetros após o rompimento, no encontro com o Rio Carreiro. Portanto, a água descerá por todo o Vale do Taquari, provocando uma série de danos.

O governador Eduardo Leite também publicou um vídeo explicando os possíveis danos causados pelo rompimento da barragem.

Publicidade

Veja o vídeo:

Nota da Defesa Civil:

ATENÇÃO MORADORES DO VALE DO TAQUARIA barragem 14 de julho, em Cotiporã, está em processo de colapso. A Defesa Civil gaúcha está, juntamente com as forças de resposta, retirando as famílias de áreas de risco que ainda permaneciam nesses locais. A Defesa Civil do Estado já vinha alertando a população para a condição do RIO TAQUARI, que vem recebendo expressivos volumes em razão das fortes chuvas dos últimos dias no Estado e ultrapassou extraordinariamente sua cota de inundação. É ORIENTAÇÃO EXPRESSA que os moradores dos municípios de: Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari. As pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil da sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas Prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança”.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.