Imponência que chama a atenção: gestores municipais buscam dados e já projetam um novo momento para a atividade turística
Uma araucária monumental, localizada na divisa entre as localidades de Linha Silveira e Pinhalzinho, pode se tornar o novo símbolo do turismo ecológico de Gramado Xavier e do Vale do Rio Pardo. Com 38 metros de altura, 8 metros de circunferência e cerca de 2,4 metros de diâmetro, a árvore chama atenção pela imponência e pelo potencial inexplorado.
Embora ainda sem dados oficiais, a expectativa é de que esta seja a terceira maior araucária do Brasil e da América Latina, o que tem despertado o interesse de moradores e gestores públicos. A descoberta vem sendo tratada como oportunidade de desenvolvimento para o turismo, com foco em sustentabilidade e valorização do patrimônio natural.
LEIA TAMBÉM: Dia da árvore: uma data para conscientizar sobre sua relevância
Publicidade
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Desporto e Lazer, Valdomiro França Rodrigues, afirma que a atenção dada à árvore integra o projeto de restruturação do Conselho de Turismo. A ideia é incluir o local no Mapa Regional de Turismo e também ampliar a visibilidade do município no segmento.
“Estamos procurando informações mais concretas para saber os detalhes, se realmente ela é a segunda maior do Rio Grande do Sul. Com isso, Gramado Xavier se destaca em nível estadual e, quem sabe, no Brasil e na América Latina.” Segundo ele, um título de tamanha relevância será crucial para trazer o turista ao município.
Para chegar ao local, é preciso ingressar na estrada geral de Linha Silveira, que começa à direita na RSC-153, cerca de 8 quilômetros antes do trevo principal da cidade. Ao percorrer cerca de 6 quilômetros pela estrada de chão, entre propriedades rurais, é preciso cruzar mais um trecho por uma trilha que tem recebido atenção especial da Prefeitura.
Publicidade
Localizado em uma área privada, mas disponibilizado pela proprietária para visitação, o espaço conta com uma paisagem natural com lago, vegetação e outras árvores ao redor da atração principal. A movimentação de triciclos e motos que realizam trilhas no entorno afetou as condições do acesso. Por isso, a administração municipal fez reparos, assim como deve instalar bueiros, sinalizar e delimitar o trajeto para servir apenas para visitação à árvore.
Com a divulgação da existência desta gigante verde, Gramado Xavier pode ganhar projeção estadual e até nacional como destino voltado à preservação ambiental e turismo de natureza. O vice-prefeito Airton Berté menciona que a araucária se soma a outras potencialidades naturais do município. “É uma joia, imponente, um pinheiro com saúde, galhos bem vivos. Junto com outros destaques em paisagens naturais, como as cachoeiras e a preservação da mata nativa, pode projetar o município no turismo rural.”
Segundo ele, estão sendo estudadas formas de proteger e, ao mesmo tempo, apresentar a araucária ao público, “com o respeito que ela merece”. Acrescenta que a ideia é que a área seja integrada a roteiros de turismo ecológico, com trilhas guiadas e ações de educação ambiental, oportunizando a visitação de escolas e universidades.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.