ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Conheça a história da família símbolo da Oktoberfest

ads3

Frida, Max, Milli e Fritz representam a Família de imigrantes alemães e se tornaram símbolos do evento e também do município de Santa Cruz

ads4

O casal de personagens que hoje é símbolo da Oktoberfest, Fritz e Frida, agora tem os filhos Max e Milli. Tornou-se não apenas a representação do evento de cultura germânica, mas também ganhou notoriedade suficiente para representar o município de Santa Cruz do Sul. Tanto que, em 1997, em um dos trevos de acesso à cidade, na RSC-287, foi erguido e inaugurado o monumento do casal, para recepcionar quem chega a Santa Cruz pelo Acesso Grasel.

Os bonecos “nasceram” em 1987, na quarta edição da Festa da Alegria. Ademir Müller, idealizador da Oktoberfest e, na época das primeiras edições, secretário de Turismo, conta que primeiro pediu para que a equipe da revista Alto Falante desenhasse como seriam os dois personagens que representam imigrantes utilizando trajes típicos alemães. “A Alto Falante era também uma agência de publicidade contratada da Oktoberfest. Eles sugeriram um Fritz, após criamos uma Frida. O desenho foi levado a Porto Alegre para confeccionar a fantasia”, relembra. Uma fotografia do casal de bonecos e com Ademir Müller ao centro estampou a capa da revista, publicada durante a Oktoberfest de 1987. “Foi como se eles tivessem nascido naquele dia. Eu fui ligeiro em casa, botei o meu traje típico, coloquei gente dentro do boneco e tirei a foto. Foi o dia em que eles nasceram, meus filhotes”, brinca Müller.

Batismo de Max e Milli aconteceu na abertura da festa em 2003
ads6 Advertising