ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Conheça a santa-cruzense que brilhou como cantora nos tempos dourados do rádio

O vestido rodado acompanhado de um refinado colar de pérolas representava uma escolha de luxo entre as opções do guarda-roupa de Vilma Nunes há mais de 50 anos. Além das quermesses, esse conjunto de vestimenta era usado para outra especial ocasião: o concurso Calouros Santa-cruzenses, promovido por uma emissora de rádio local. Realizado entre as décadas de 1950 e 60,  a competição reunia jovens aspirantes a cantores, que encontravam espaço para soltar a voz e, de quebra, ganhavam ajuda financeira extra se fossem premiados.

Dona de uma memória de dar inveja, a aposentada lembra com detalhes daquela época. Aos 15 anos, dona Vilma participava da competição local e também do programa Clube do Guri, veiculado pela Rádio Farroupilha, de Porto Alegre.

ads6 Advertising

Publicidade

Amante do samba, Vilma escolhia canções de nomes como Noel Rosa e entoava o vozeirão ao lado de outros três ou quatro músicos. “Cantávamos ao som de violão, gaita, cavaquinho e pandeiro. A gente se virava com eles. Ou você tinha jeito para a coisa ou não tinha.” Não esquece de citar que também foi vencedora do concurso de auditório em Santa Cruz.

A conquista do primeiro lugar no Calouros significava um auxílio financeiro à família. Isso porque, ao receber uma quantia em dinheiro, Vilma ajudava a sustentar a mãe viúva, que trabalhava como safreira, e os quatro irmãos. “Foi o arroz e o feijão da ‘turma’ lá em casa durante os meses que não contemplavam a safra.” 

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA GAZETA DO SUL DESTE FIM DE SEMANA

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta