Esportes

Conmebol anuncia Lima como sede da final da Libertadores 2025

A Confederação Sul-Americana de Futebol anunciou nesta segunda-feira, 28, que Lima, no Peru, será a sede da final única da Conmebol Libertadores 2025. A capital peruana venceu a disputa com Brasília, que concorria através do Mané Garrincha, e Montevideo, que tinha o Estádio Centenário em disputa.

LEIA MAIS: Santa-cruzense é campeão da Libertadores com o Botafogo

A tendência é que a finalíssima seja realizada no Estádio Monumental “U”, do Universitario, que tem capacidade para 80.093 torcedores. Também há a opção do Estádio Nacional, que é mais moderno, mas tem capacidade menor: 50.086 pessoas. Essa será a segunda vez que Lima sediará a grande final da Libertadores. A primeira aconteceu em 2019, quando a capital peruana recebeu a partida de forma “emergencial”. Originalmente, a sede seria Santiago, mas a capital chilena abriu mão do jogo devido a problemas de segurança pública.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Publicidade

Na ocasião, Flamengo e River Plate fizeram a primeira final em um jogo só da história do torneio continental, com casa praticamente cheia (78.573 torcedores). Em campo, a equipe argentina saiu na frente, mas o Rubro-Negro virou no final do 2º tempo e se tornou bicampeão da Libertadores. Agora, Lima voltará a receber a decisão, que dará vaga na Copa Intercontinental 2025 e no Mundial de Clubes da Fifa de 2030.

Finais únicas da Libertadores

  • 2019: Flamengo 2 x 1 River Plate (Monumental, Lima)
  • 2020: Palmeiras 1 x 0 Santos (Maracanã, Rio de Janeiro)
  • 2021: Palmeiras 2 x 1 Flamengo (Centenário, Montevidéu)
  • 2022: Flamengo 1 x 0 Athletico-PR (Monumental de Guayaquil)
  • 2023: Fluminense 2 x 1 Boca Juniors (Maracanã, Rio de Janeiro)
  • 2024: Botafogo 3 x 1 Atlético-MG (Monumental de Núñez, Buenos Aires)
  • 2025: Lima (estádio ainda não anunciado)
João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.