Esportes

Conmebol anuncia mudanças no formato da Copa Sul-Americana

A Conmebol anunciou na segunda-feira, 19, mudanças no formato da Copa Sul-Americana de 2023. Entre as novidades, estão uma fase preliminar com confrontos nacionais e um playoff entre a fase de grupos e as oitavas de final. São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Red Bull Bragantino serão os representantes brasileiros na fase de grupos da competição.

LEIA MAIS: Libertadores terá sorteio das fases preliminares nesta quarta-feira

As equipes que terminarem em segundo lugar em seus grupos não serão mais eliminadas diretamente, e terão a chance de avançar para as oitavas de final ao disputar um play-off com os times que ficarem na terceira colocação dos grupos da Libertadores. Para manter o número de partidas realizadas, a primeira fase será disputada em jogos únicos, e não mais em ida e volta. A fase não contará com a presença de clubes brasileiros e argentinos. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela terão quatro equipes cada, avançando duas de cada país para os grupos.

Publicidade

Data da Recopa é alterada

A Conmebol anunciou uma mudança nas datas da Recopa de 2023. Os duelos entre Flamengo (campeão da Libertadores) e Independiente Del Valle, do Equador, (campeão da Sul-Americana) foram adiados para os dias 22 de fevereiro e 1º de março.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES

As primeiras datas divulgadas pela entidade apontavam jogo de ida no dia 8 de fevereiro, com mando dos equatorianos, e o jogo da volta na semana seguinte, no dia 15 de fevereiro, no Rio de Janeiro. No entanto, o conselho da Fifa definiu, na última sexta-feira, que o Mundial de Clubes será realizado no Marrocos entre os dias dias 1º e 11 de fevereiro de 2023.

Publicidade

Assim, o calendário da Recopa precisou ser alterado em virtude da competição, já que o Flamengo está classificado para o Mundial. Os mandos de campo, por outro lado, serão mantidos. Dessa forma, o Independiente Del Valle sediará o primeiro jogo no Equador no dia 22 de fevereiro, enquanto os flamenguistas receberão seus adversários no Brasil no primeiro dia de março.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.