Conmebol vai adotar impedimento semiautomático nas finais
Pelo segundo ano consecutivo, a Conmebol fará uso da tecnologia do impedimento semiautomático e da checagem da linha do gol (SAOT e GLT, respectivamente, nas siglas em inglês) nas decisões das duas competições continentais: na Libertadores, disputada por Flamengo e Palmeiras em Lima, em 29 de novembro; e na Sul-Americana, no duelo entre Lanús e Atlético-MG, marcada para o dia 22, em Assunção. A informação foi divulgada pela entidade nesta quarta-feira.
A Conmebol explicou que a tecnologia funciona através de sistemas que utilizam “24 câmeras especializadas, instaladas ao redor do estádio, 14 para o GLT e 10 para o SAOT, que operam com capacidade superior a 200 quadros por segundo e resolução superior a 500 pixels por metro”.
O impedimento semiautomático é estabelecido por meio de “rastreamento óptico automatizado que registra a posição em tempo real de cada jogador e da bola”, com um sistema capaz de processar “mais de um milhão de pontos de dados por segundo”, segundo a Conmebol. A entidade explicou também que o GLT “permite a determinação altamente precisa de impedimentos e lances na linha do gol, garantindo decisões mais rápidas, precisas e confiáveis”.
Publicidade
LEIA MAIS: Conmebol confirma final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras em Lima
Na última segunda-feira, a CBF anunciou a implementação do impedimento semiautomático a partir da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2026, que começará em 28 de janeiro. O Brasileirão terá o serviço prestado pela Genius Sports, a mesma da Premier League, que implementou a tecnologia em abril deste ano.
No sistema utilizado na Inglaterra, 30 câmeras são posicionadas em pontos estratégicos do estádio, com o objetivo de captar as movimentações da bola e dos atletas. Essas câmeras, que serão aparelhos do modelo iPhone no Brasil, captam 100 frames (quadros dentro de um vídeo) por segundo, em 4K — o dobro de frames de uma câmera de transmissão.
Publicidade
LEIA MAIS: CBF anuncia adoção de impedimento semiautomático no futebol brasileiro
Como o nome já diz, trata-se de um sistema semiautomático, já que a decisão final precisa de validação de operadores do VAR e do árbitro de campo. Na Premier League, assim que a decisão é confirmada, uma reprodução em 3D do lance verificado é exibida nas transmissões e nos telões.
A imagem mostrará um “muro” branco representando a linha de impedimento e uma animação de “pulsação” na parte do corpo do atacante que ultrapassar esse “muro” em casos de lances de impedimento confirmado.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.