ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Conselho de Cultura discute auxílio emergencial para artistas nesta sexta-feira

ads3

Foto: Monica Silvestre / Pexels

ads4

O Conselho Municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul realiza nesta sexta-feira, 31, um evento online para discutir os repasses da Lei Aldir Blanc no município. O WebEncontro de Cultura será às 19 horas por meio da plataforma Google Meet. O encontro reunirá artistas que queiram tirar dúvidas e compreender a Lei de Emergência Cultural nº 14.017/20, que atende a classe cultural na pandemia e foi sancionada recentemente. Atualmente tramita uma medida provisória, que regulamenta os repasses de verbas da lei para estados e municípios.

De acordo com o professor de teatro e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Fábio Marques Belém, no Brasil serão disponibilizados R$ 3 bilhões para trabalhadores da cultura, organizações e espaços culturais que ficaram de fora do auxílio emergencial. “A comunidade cultural será contemplada com o maior repasse de verba para a cultura já realizado pela União de uma só vez, fruto da luta de agentes culturais do País todo”, salientou.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Secretaria de Cultura de Santa Cruz receberá recursos financeiros

“Momento crucial”

Fábio enfatiza que a participação neste momento é fundamental para ajudar a definir como os repasses serão feitos na cidade. “Essa verba virá em um momento crucial. A área da cultura foi uma das primeiras a parar devido à pandemia e com certeza será uma das últimas a retornar, devido às normas de segurança.” Além dele, participará a ativista cultural Bruna Oliveira, de Pelotas. A mediação será feita pela representante da setorial de Carnaval e do Comitê Cultura Viva do RS, e ativista do movimento negro, Marta Nunes. O link estará disponível no grupo Arte dos Vales RS e também no evento WebEncontro de Cultura, ambos no Facebook.

Publicidade

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta