O Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) realizou, no sábado, 7, a primeira reunião de 2026, no prédio do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul. Pela manhã, a pauta incluiu a apresentação do calendário anual de eventos, o panorama financeiro da instituição, assuntos do Conselho Fiscal e encaminhamentos sobre reforma da sede, além de temas ligados à 36ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), inscrições da Chama Crioula e questões administrativas.
Durante os debates, a direção tratou do tema anual aprovado no Congresso do MTG e informou que a gestão de prendas e peões buscou parcerias para subsidiar ações nas regiões. Foi relatada a interlocução com a Secretaria da Mulher do Estado e com o Ministério Público, com previsão de termo de colaboração para produção de materiais educativos e apoio a atividades nas entidades tradicionalistas, além de um curso itinerante aberto a tradicionalistas, com convites por região, conforme cronograma do projeto.
LEIA MAIS: Academia de Letras e Colégio Mauá promovem Noite Literária nesta quarta
Publicidade
Na sequência, foram detalhadas regras e orientações relacionadas às inscrições para a Chama Crioula, além de prestação anual de contas e também informações sobre as reformas na sede do MTG, que estão sendo executadas em Porto Alegre. Também analisaram os resultados das parcerias com o Governo do Estado, que estão trazendo benefícios para as entidades tradicionalistas.
No período da tarde, os participantes foram divididos em reuniões paralelas das vice-presidências (Campeira, Cavalgadas, Cultural, Artística, Esportes Campeiros e Administrativo). O encontro também confirmou sedes de inter-regionais do ENART Pré-mirim, Mirim e Juvenil: Venâncio Aires (Serra, 25 e 26 de abril), Camaquã (Litoral, 6 e 7 de junho) e São Gabriel (Fronteira, 4 e 5 de julho).
LEIA TAMBÉM: A arte de Eduardo Vieira da Cunha ajuda a contar a história
Publicidade
Ao final da reunião, o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, agradeceu a presença dos conselheiros, coordenadores regionais e dirigentes, destacando a participação das regiões. “A presença de todos é fundamental para o alinhamento das ações do Movimento ao longo do ano. A participação ativa das regiões fortalece as decisões e o trabalho coletivo do MTG”, afirmou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.