Polícia

Conselho Regional de Medicina repudia ameaça contra médica em Santa Cruz: “Inaceitável”

A ameaça de morte contra uma médica plantonista do Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, durante o atendimento a uma paciente na noite da última quarta-feira, 9, motivou uma manifestação oficial Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) sobre o ato. Em nota encaminhada à imprensa, o órgão reiterou seu total repúdio ao episódio.

O fato teria sido registrado após a profissional da saúde ter se recusado a fornecer um atestado médico à paciente sem respaldo clínico, conduta que, conforme o Cremers, “é dever do médico diante de solicitação injustificada”.

LEIA MAIS: Médica plantonista sofre ameaça de morte em atendimento no Hospital Santa Cruz

Publicidade

“O conselho considera inaceitável qualquer forma de intimidação ou agressão contra médicos e outros profissionais da saúde, especialmente quando motivadas pelo cumprimento rigoroso dos princípios éticos da medicina. Reforça que o atestado médico é um documento legal, que deve refletir a verdade dos fatos e a avaliação clínica, sendo vedada sua emissão por conveniência ou sob coação”, diz o texto.

Além disso, o Cremers reforçou que acompanha de perto o caso, mantendo contato com as autoridades competentes e com a direção do hospital. A investigação está sendo realizada pela Polícia Civil através da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). “O conselho prestará todo o apoio necessário à médica envolvida, bem como adotará as medidas institucionais cabíveis para que os envolvidos sejam devidamente responsabilizados”, reforça.

LEIA MAIS: Hospital Santa Cruz se manifesta sobre caso de ameaça a médica plantonista durante atendimento

Publicidade

Confira a nota na íntegra

“O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) manifesta total repúdio ao episódio de ameaça e violência sofrido por médica plantonista do Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, na noite de 9 de julho de 2025.

A profissional, no pleno exercício ético e técnico de suas funções, foi covardemente ameaçada de morte após se recusar a fornecer atestado médico sem respaldo clínico, conduta que é dever do médico diante de solicitação injustificada.

O Conselho considera inaceitável qualquer forma de intimidação ou agressão contra médicos e outros profissionais da saúde, especialmente quando motivadas pelo cumprimento rigoroso dos princípios éticos da Medicina. Reforça que o atestado médico é um documento legal, que deve refletir a verdade dos fatos e a avaliação clínica, sendo vedada sua emissão por conveniência ou sob coação.

Publicidade

O Cremers está acompanhando de perto o caso e já está em contato com as autoridades competentes e com a direção do hospital. O Conselho prestará todo o apoio necessário à médica envolvida, bem como adotará as medidas institucionais cabíveis para que os envolvidos sejam devidamente responsabilizados.

O Cremers reitera seu compromisso com a valorização da Medicina, a proteção do exercício profissional e a segurança dos médicos em todos os ambientes de atuação.

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers)

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.