ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Conselho Tutelar realiza atividades de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

ads3

ads4

Nesta quarta-feira, 18 de maio, foi celebrado em todo o território brasileiro o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída oficialmente no ano de 2000, pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de oito anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória-ES. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

A partir da aprovação desta lei, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

ads6 Advertising

Publicidade

Maria Gorete e Fernanda divulgaram a programação especial deste mês de maio

Na oportunidade as conselheiras também falaram sobre o preocupante aumento dos casos, tanto a nível nacional como municipal. Conforme Gorete, os números atuais assustam. “Hoje, cerca de 100 crianças e adolescentes de até 14 anos são estuprados por dia no Brasil. Esse levantamento foi feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com a Unicef. O Brasil hoje está em segundo lugar no ranking mundial de exploração sexual de crianças e adolescentes, perdendo apenas para a Tailândia. Isso é um absurdo. Quanto a nossa região, pelo tamanho, é grande o número de casos, porque todos os dias crianças nossas passam por um tipo de abuso”, ressaltou.

Para Fernanda, o número de casos teve uma crescente no município após a pandemia, com o retorno das escolas ao sistema presencial de ensino. “O índice caiu um pouco na época de pandemia, porque o pessoal permanecia mais em casa, onde as crianças estavam em um sistema híbrido de ensino. Mas não quer dizer que também não acontecia. Mas não chegava para a gente”, salientou.

ads7 Advertising
Abuso sexual de crianças e adolescentes é tema de debate em Santa Cruz

Publicidade

As conselheiras reforçaram que sociedade tem responsabilidade para com a causa, onde se tornam os olhos do Conselho Tutelar. “Vamos trabalhar juntos para salvar nossas crianças. Elas tem um futuro que depende da sociedade”, enfatizaram.

Dia 30/05

A programação de abertura das atividades de combate à violência sexual, que estava prevista para esta quarta-feira, 18 de maio, na Praça 3 de Dezembro, foi transferida para o dia 30 de maio, em decorrência da chuva. No entanto, o restante das atividades já programadas não tiveram alterações.

ads8 Advertising

Publicidade

Já na próxima semana, de 23 a 31 de maio, serão realizadas palestras abordando o assunto nas escolas municipais e estaduais de Sobradinho.

LEIA TAMBÉM: Atenção aos sinais: data evidencia a necessidade de combater o abuso infantil

314 registros

Conforme a conselheira tutelar Maria Gorete Monteiro, de janeiro deste ano até esta quarta-feira, 18 de maio, o Conselho Tutelar de Sobradinho somou cerca de 314 registros. Destes, aproximadamente 100 casos sofreram algum tipo de abuso sexual, físico ou psicológico. De acordo com o Conselho, denúncias podem ser feitas através dos telefones (51) 3742-2942, durante o expediente de segunda a sexta-feira, (51) 99725-0606, com plantão 24 horas, ou ainda pelo Disque 100.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta