ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Conservação do solo gera efeitos positivos para toda a sociedade

ads3

Somente na soja, houve uma queda de 45,8% da produção

ads4

A primeira associação relacionada às práticas de conservação do solo costuma se dar em torno dos usos agrícolas. Mas a importância desse recurso vai muito além da produção de alimentos. Cuidar das terras é também assegurar qualidade da água, solidez para as construções e, naturalmente, a expansão urbana.

É com esse foco que profissionais da área da geologia, engenharias e biologia dedicam-se a estudos para assegurar o aproveitamento racional e capaz de provocar os menores impactos possíveis à camada terrestre. Quando esses danos já ocorreram, os trabalhos voltam-se à busca de alternativas para recuperar áreas degradadas. Reflorestamento, conservação de fontes e inclusive punições aos causadores de danos ao solo e ao meio ambiente de um modo geral são algumas das medidas adotadas.

ads6 Advertising

Publicidade

Além disso, aponta o professor, a carência de apoio técnico e financeiro na implementação de práticas de conservação é preocupante. “Os efeitos positivos da adoção de práticas de conservação de solo e água atingem toda a sociedade, principalmente o setor energético e as empresas de abastecimento de água”, completa.

LEIA MAIS: ARTIGO: os cuidados que o solo precisa

ads7 Advertising

Publicidade

O que vem sendo feito

Nos últimos tempos, diversas iniciativas com foco na conservação do solo passaram a ser difundidas. Entre elas estão a adaptação de máquinas ao manejo adequado, redimensionamento dos espaçamentos e tamanho dos terraços, sistemas de produção com maior aporte de biomassa, controle de fluxo de enxurradas e remuneração por serviços ambientais. Assim, foram adotados sistemas produtivos capazes de maximizar a produção e diminuir os impactos ambientais.

ads8 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Técnicas de conservação do solo são realidade na lavoura de tabaco

Dia de Conservação do Solo é celebrado nesta quarta

É celebrado nesta quarta-feira, 15, o Dia Nacional da Conservação do Solo. A data foi instituída em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881 – 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país.

Publicidade

LEIA MAIS: Data para destacar um recurso indispensável

No Brasil, a data foi criada por meio da lei 7.876 em 13 de novembro de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como fator básico da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.

LEIA MAIS: Projeto Repensar terá ações mensais de incentivo a práticas sustentáveis

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta