Reunião ocorreu na Câmara de Vereadores de Sobradinho
O consórcio intermunicipal do Vale do Jacuí firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Nacional de Saúde – Funasa. A parceria objetiva fortalecer as ações de saneamento básico nos 12 municípios que compõe o consórcio, abrangendo uma população de mais de 180 mil habitantes. O superintendente da Funasa Gustavo de Mello destacou que a cooperação tem o desafio de traçar estratégias conjuntas e resguardar os municípios na questão ambiental.
Segundo ele, a Funasa através de convênio com o Conselho Regional de Engenharia poderá auxiliar na elaboração e aprimoramento dos Planos Municipais de Saneamento. Ele participou da assembleia dos prefeitos, realizada em Sobradinho, e falou sobre as demandas do saneamento, a degradação causada ao meio ambiente a partir da migração para as cidades nos últimos 60 anos e sobre as ações cíveis acarretadas pela destinação inadequada do lixo.
Para o secretário executivo do consórcio Vanoir Köhler o plano de resíduos do Consórcio é de boa qualidade, mas não está integrado com o município de Cachoeira do Sul que possui a maior população, com 83 mil habitantes. Segundo ele, é preciso integrar os planos, ganhar escala com o município que é o maior gerador, e através da cooperação com a Funasa partir para a busca de recursos federais.
O prefeito de Arroio do Tigre e presidente do consórcio Gilberto Rathke destacou na oportunidade que o Consorciamento é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento da região. O consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí é formado pelos municípios de Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Estrela velha, Ibarama, Lagoa Bonita, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas, que pertencem à região Centro Serra e sudoeste do Estado.