ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Cônsul na colônia

A chegada dos dias de calor traz à memória os belos balneários que existiam em Santa Cruz do Sul, na cidade e no interior. Arroios de águas limpas eram procurados para banhos e piqueniques.

Em algumas localidades, as prainhas resistem e podem ser visitadas. É o caso do balneário Engelmann, em Alto Sinimbu, com prédios centenários bem preservados (em breve, terá museu colonial).

ads6 Advertising

Publicidade

Caminhão transformado em ônibus levava visitantes ao balneário nos fins de semana

O balneário fica a quatro quilômetros de Sinimbu e guarda muitas histórias. Uma delas é a visita de um cônsul britânico, sua esposa, dois filhos e a babá, em 1933. Infelizmente, em função da guerra e da campanha de nacionalização, os registros foram perdidos e ninguém sabe o nome dos visitantes. Apenas uma foto marca o acontecimento.

A família apreciou tanto o local que ficou vários dias em Alto Sinimbu (na época, interior de Santa Cruz). Os mais antigos relatam que o cônsul falava inglês, alemão, espanhol e português. Santa-cruzenses iam até o hotel para conversar com o estrangeiro e se inteirar do panorama mundial.

ads7 Advertising

Publicidade

O balneário Engelmann preserva prédios centenários e o salão de baile das famílias Boettcher e Engelmann. Há camping, lancheria e pousada abertos aos visitantes.

Fonte: livro Saudosos verões, de Emigdio Engelmann.

ads8 Advertising
LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta