Regional

Consulta em Venâncio Aires popular vai definir cursos de programa de qualificação

A Prefeitura de Venâncio Aires promove consulta popular para auxiliar na elaboração da quarta edição do programa Qualifica Venâncio. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, informou que o intuito da pesquisa é ouvir a comunidade, empresários, sindicatos e entidades de classe para definir os cursos gratuitos que serão ofertados neste ano. O prazo da pesquisa vai até 23 de fevereiro.

A pesquisa apresenta mais de 30 opções de cursos distribuídos em diversas áreas, como administração, indústria, tecnologia e serviços. Além destas, os participantes podem sugerir novas capacitações ou apontar demandas específicas do mercado.

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires tem mais de 200 famílias no aluguel social

Publicidade

Além de contribuir para a escolha dos cursos, a pesquisa permite indicar novas programações e apontar áreas com escassez de mão de obra. “O planejamento do programa é fundamental para garantir que a capacitação profissional atenda às necessidades do mercado de trabalho local, promovendo o desenvolvimento econômico e social.”

Na semana passada, o secretário participou de um encontro no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para alinhar parcerias estratégicas e discutir o Qualifica Venâncio. Foram avaliados os pontos positivos e desafios do programa, além do planejamento para cursos que poderão ser oferecidos nas novas instalações da unidade.

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires decreta luto por ex-vice-prefeito do município

Publicidade

“A ampliação do espaço físico permitirá a oferta de capacitações que antes não eram viáveis, fortalecendo ainda mais a qualificação profissional na região”, explica Hüttmann.

Sobre o programa

Lançado em 2021, o Qualifica Venâncio é um programa municipal voltado à capacitação e qualificação profissional, oferecendo cursos gratuitos à população de Venâncio Aires. A iniciativa busca suprir a carência de profissionais qualificados, fortalecendo o mercado de trabalho e incentivando o surgimento de negócios. Desde sua criação, o programa já investiu mais de R$ 1 milhão e capacitou 1.112 pessoas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.