ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Consumidores devem ficar atentos para a procedência de alimentos

O município de Sinimbu aderiu ao Susaf – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar – para intensificar o serviço de inspeção sanitária. Através dessa inspeção, a equipe da Administração Municipal visa conscientizar a comunidade sobre os riscos de consumir alimentos sem procedência comprovada.

Conforme a veterinária do município e responsável pela inspeção sanitária municipal, Carina Rauber, é comum todos quererem se alimentar bem e esquecer da importância de saber a procedência dos alimentos. “Precisamos alertar, em especial, o consumo de carne e embutidos. Por serem produtos de origem animal, eles podem transmitir várias doenças parasitárias ou bacterianas”, explica.

ads6 Advertising

Publicidade

Larvas que se desenvolvem na carne e causam a teníase e a cisticercose | Foto: Divulgação

Outras doenças comuns quando se trata de carne de má procedência se desenvolvem através de bactérias. “São doenças como a salmonela ou o botulismo que causam desconforto abdominal e podem levar a morte. O botulismo é gravíssimo”, alerta Carina. “A tuberculose é outra doença que preocupa, pois também é transmitida pela carne e pelo leite”, afirma.

Publicidade

Carina frisa que a inspeção sanitária municipal existe para evitar que alimentos de origem animal e que podem causar essas e outras doenças, cheguem ao consumidor. “Por isso reiteramos o pedido para que a comunidade não compre alimentos de origem animal sem saber a sua procedência. A carne, por exemplo, recebe um carimbo atestando a sua qualidade. O mesmo vale para os embutidos que devem ser registrados no serviço de inspeção e passam por análise microbiológica constante. Verifiquem o que estão comprando. Isso garante a saúde de todos”, finaliza.

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta