Geral

Conta de luz vai ficar mais cara; veja dicas para economizar

Com a bandeira vermelha já em vigor, desde domingo, 1º, os consumidores devem ficar atentos ao aumento do consumo de energia em função do uso prolongado, ou mais frequente, de alguns equipamentos. Para evitar sustos no final do mês, pequenas mudanças nos hábitos podem ajudar a economizar na conta de luz, especialmente nos dias mais frios.

O chuveiro elétrico, por exemplo, pode representar até um terço da conta nos períodos de maior uso. No modo “inverno”, com o aumento da potência, o gasto de energia sobe, em média, 30%. Mas banhos mais rápidos podem compensar esse uso.

A revisão das instalações da residência é outro ponto que merece atenção para garantir um consumo eficiente. Assim como podem ocorrer vazamentos de água, é possível ocorrer “vazamento” ou “fuga” de energia. Redes elétricas em mau estado de conservação e subdimensionadas, lâmpadas queimadas, fios desencapados e, até mesmo, aquela borracha velha da porta da geladeira são os principais responsáveis pelo desperdício que gera impacto nas contas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Brigada Militar adota inteligência artificial para reforçar segurança pública

Quanto cada equipamento consome de energia e como economizar

  • O chuveiro elétrico é o aparelho que mais consome energia em uma residência. Ao utilizá-lo no modo “inverno”, o acréscimo no consumo é de até 30% em relação ao modo “verão”. O banho passa a ser responsável por 25% a 35% dos gastos na conta de luz nos dias mais gelados. Para economizar, o correto é reduzir o tempo do banho.
  • O uso das secadoras também cresce e o aparelho consome entre 80 a 100 kWh por mês, quando utilizado uma vez ao dia. O frio também contribui para que se use mais a lavadora, que consome mensalmente cerca de 36 kWh, 5% do consumo total de uma residência, quando ligada duas vezes por semana. Já o ferro de passar roupa, quando ligado por uma hora durante doze dias, pode representar de 12 a 20 kWh no final do mês. A orientação, aqui, é procurar acumular roupas para lavar e secar tudo de uma única vez. Esse conselho também vale para o uso do ferro elétrico.
  • Aquecedores de ambientes também são recorrentes e o consumo médio mensal do aparelho pode chegar a 160 kWh. Por isso, quando for comprar um aquecedor, certifique-se que seu tamanho e potência estão adequados ao ambiente em que será utilizado. Isso evita gasto de energia desnecessário. Outra dica é escolher modelos com timer, assim, quando o cômodo estiver na temperatura ideal, o aparelho desliga. Quanto à utilização do ar-condicionado, uma opção viável é a instalação de aparelho no modelo inverter, que economizam até 40% em comparação aos equipamentos convencionais.
  • Um eletrodoméstico muito utilizado neste momento em que as pessoas estão mais em casa é a televisão. O consumo mensal de energia elétrica fica entre 10 e 30kWh, e ele pode ser responsável entre 5% e 10% da conta. Desligar a TV quando ninguém estiver assistindo, não deixar o aparelho ligado enquanto estiver dormindo e utilizar as funções timer ou sleep de desligamento automático podem ajudar a economizar.
  • As lâmpadas também têm um papel importante no consumo, já que a iluminação representa de 5% a 15% do valor da conta de energia. É indicado evitar acender lâmpadas durante o dia e aproveitar mais a luz natural. Além disso, apagar as lâmpadas dos ambientes desocupados e dar preferência a lâmpadas de LED são escolhas conscientes que podem reduzir o consumo energia.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO GAZ

Publicidade

carolina.appel

Share
Published by
carolina.appel

This website uses cookies.