ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Convênio permite monitorar sintomas fisiológicos em profissionais do HSC

ads3

ads4

A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), por meio do Hospital Santa Cruz (HSC), firmou, no dia 7 de julho, um convênio com a startup DokaLab CX – Experiências & Soluções Digitais, com a Copacabana Tecnologia da Informação e com a agência Respira Comunicação para o desenvolvimento e implantação de um software de monitoramento de sintomas fisiológicos junto aos profissionais que atuam no combate à Covid-19 na casa de saúde. O Projeto Linha de Frente tem como objetivo quantificar e qualificar as informações que definem o estado físico e mental de saúde do indivíduo, tais como fadiga operacional, risco infeccioso, ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

O sistema funciona como tele saúde ocupacional por meio da emissão de mensagens de alerta via WhatsApp, SMS, e-mail, slack e outros. O indivíduo, que não precisa estar doente, utiliza uma pulseira eletrônica inteligente por 24h, possibilitando a coleta do batimento cardíaco e de suas movimentações diurnas e noturnas, gerando relatórios e atualizações automáticas e sem limite no número de usuários. Os resultados são monitorados e permitem, assim, oferecer mais segurança aos profissionais.

ads6 Advertising

Publicidade

Pereira reforçou ainda que o sistema nervoso autônomo desempenha um papel importante na regulação dos processos fisiológicos do organismo humano, tanto em condições normais quanto patológicas. “As variações de frequência cardíaca e transtornos no sono podem detectar a probabilidade de comprometimento da saúde e processos inflamatórios antes mesmo da instalação da doença”, disse.

Segundo a sócia da Respira Comunicação, Janaína Machado, o projeto trabalha com criptografia de ponta a ponta e segurança da informação com acesso remoto e privativo seguindo os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tudo em servidor e disponibilidade padrão AWS da Amazon. Para isso, a DokaLab conta com a parceria da startup de telemedicina Ez-Rest.

ads7 Advertising

Publicidade

O convênio garante o monitoramento voluntário e gratuito por quatro meses ou durante o período da pandemia. Os profissionais serão selecionados pelos gestores e o acompanhamento será feito pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Instituição. O diretor administrativo do Hospital, Egardo Kuentzer, agradeceu à iniciativa da DokaLab. “Acreditamos no uso da tecnologia em prol da saúde e nos colocamos também à disposição dos parceiros do projeto”, salientou.

A reitora da Unisc e presidente da Apesc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destacou o uso da tecnologia a serviço do cuidado da saúde das pessoas, em especial àquelas que se dedicam a cuidar da saúde dos outros, e agradeceu o empenho de todos que se envolveram nessa parceria. “É uma área que queremos expandir cada vez mais, no desenvolvimento de tecnologias em prol da saúde, em parceria com empresas”, citou a reitora.

ads8 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Morador de Santa Cruz doa R$ 150 mil ao HSC para compra de respiradores

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta