Romar Beling

Conviver com as árvores é garantia de vida saudável

Um dos principais botânicos e paisagistas em atividade no Brasil, o paulista Ricardo Cardim, que defende com ênfase a introdução de mais arborização em ambientes urbanos, concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Julian Kober para a reportagem especial desta edição da Gazeta do Sul. Influente, respeitado e consultado por instâncias públicas e privadas, ele costuma se manifestar no sentido da necessidade de o poder público levar muito, muito a sério a presença, a preservação e a ampliação de bosques, alamedas e espaços verdes em parques e praças.

Além da atuação através de escritório especializado em paisagismo e arborização, em São Paulo, Cardim difunde seus conhecimentos e pontos de vista em livros. Um dos mais referenciais, de leitura obrigatória para os que desejam se informar melhor sobre a relação com árvores e o meio ambiente como um todo, é Paisagismo sustentável para o Brasil: integrando natureza e humanidade no século 21. Lançado pela editora Olhares, o livro, em 320 páginas, foi lançado em 2022, no formato 21×27 centímetros.

LEIA TAMBÉM: O mundo virou uma chapa quente

Publicidade

Fartamente ilustrado, mostra por que um ambiente sustentável, saudável, não apenas para o ser humano mas para todos os seres vivos, só é possível com árvores, muitas árvores. Conviver e coexistir com o verde é a regra que estabelece para uma vida mais saudável, ou para aquilo que se entende por qualidade de vida, tão incensada e perseguida por cada um de nós, mas praticamente impossível nas cidades atuais, justamente pela ausência de… árvores.

LEIA MAIS DO COLUNISTA

Publicidade

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.