Coronel Orlando Mattos Sparta de Souza recebeu o título de Cidadão Santa-cruzense na noite dessa segunda-feira
A noite dessa segunda-feira, 20, foi de emoção na Câmara de Vereadores. O comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), coronel Orlando Mattos Sparta de Souza, foi homenageado pelo Legislativo com o título de Cidadão Santa-cruzense. A condecoração, proposta pelo vereador Professor Cleber (União Brasil), com a parceria da presidente Nicole Weber Covatti (PP), destaca os dois anos de atuação do militar em Santa Cruz do Sul.
Sparta fez questão de contar, na mesa de autoridades, com a presença de sua mãe, Maria Terezinha Mattos de Souza, e da esposa, Daniele Moraes Bourguignon Sparta, a quem dedicou parte de seu emocionado discurso de agradecimento. “Agradeço [à mãe] pelos valores que trouxe com o pai, que está lá em cima.” Sobre a esposa, com quem tem duas filhas, reforçou sempre ser parceira na tomada de decisões diante dos desafios apontados pela vida.
LEIA TAMBÉM: Câmara de Vereadores aprova cinco projetos na sessão desta segunda-feira; veja quais
Publicidade
O homenageado ainda reforçou o entendimento que teve ao chegar, quando conversou com o presidente da Associação dos Oficiais Militares de Santa Cruz do Sul, Jones Alei da Silva. “Alei falou que o 7º BIB é da cidade, que a sociedade fez pressão com os políticos quando da possibilidade da saída de Santa Cruz. Desde esse momento, tenho para mim que é o nosso batalhão, o de Santa Cruz”, recordou.
E com essa sensação de pertencimento mútuo, o grupamento militar tem atuado em diferentes frentes na sociedade, como apontou o vereador proponente. São participações em eventos, auxílio nas atividades esportivas, ações sociais como a Campanha do Agasalho e participação relevante em situações como a catástrofe ambiental de 2024.
LEIA TAMBÉM: Câmara anuncia devolução de R$ 1 milhão e cobra parceria da Prefeitura
Publicidade
“Essa homenagem não diz respeito a só uma pessoa, que tanto fez por Santa Cruz, mas ao grupo que também auxilia”, enfatizou a presidente Nicole. A afirmação foi corroborada pelo homenageado, ao destacar que a sua equipe é responsável por edificar o que pensam e planejam e fazer com que tudo corra bem.
Orlando Mattos Sparta de Souza nasceu no dia 22 de fevereiro de 1979, em Santo Ângelo. Ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1996. Chegou a Santa Cruz do Sul, vindo do Rio de Janeiro, em dezembro de 2023.
Destacou como emblemática a atuação durante a catástrofe ambiental em 2024. Recordou que em pouco tempo todo o efetivo – inclusive os recrutas, que estavam há um mês no Exército – atuou com as defesas civis municipais. Ressaltou o potencial do 7º BIB de formar cidadãos para Santa Cruz.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.