ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Corpo de bombeiros chegou em março de 1965 em Santa Cruz

Na semana passada, lembramos do incêndio na madeireira e indústria Hoppe, no Centro, em 4 de dezembro de 1962. O caso nos levou a pesquisar sobre a chegada do Corpo de Bombeiros a Santa Cruz, em 13 de março de 1965. Mas a luta por um serviço especializado começou antes.

Em meados de 1949, empresários e a Gazeta do Sul iniciaram campanha pela criação do Corpo de Bombeiros. Em outubro, o coronel Walter Peracchi Barcelos (depois governador do Estado), comandante da Brigada Militar, enviou um grupo de oficiais à cidade para avaliar o pedido, mas o assunto não evoluiu. 

ads6 Advertising

Publicidade

Após 15 dias, o serviço estava à disposição. A sede era junto à Usina Municipal (na Rua Cel. Jost, atual Ginásio Poliesportivo), onde havia água em abundância e funcionários de plantão. Mais tarde foi feita parceria com o Exército, que passou a dar apoio no combate a incêndios.

Em dezembro de 1962, quando ocorreu o sinistro na Hoppe, Santa Cruz voltou a se mobilizar. No final daquele mês, o comandante estadual dos Bombeiros veio para uma reunião. O prefeito Edmundo Hoppe colocou à disposição o prédio onde funcionou o Mercado Público (Rua 7 de Setembro, entre a Floriano e a Brito) para instalar a guarnição.

ads7 Advertising

Publicidade

Foto: Reprodução
Luta pelo Corpo de Bombeiros em Santa Cruz do Sul começou em 1949

 

Foto: Reprodução
Desfile da guarnição pelo Centro, em 1965, foi muito aplaudido

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta