ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

CPI dos Medicamentos fará visitas técnicas na região

ads3

ads4

A fim de investigar os aumentos de preço de remédios e insumos usados no combate a Covid-19, a CPI dos Medicamentos fará visitas técnicas em hospitais e unidades de saúde no Vale do Rio Pardo. O roteiro ocorre também na região Central e no Vale do Taquari. De acordo com o Regimento Interno da Casa, a CPI tem 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias por deliberação do plenário, para realizar as investigações.

A apuração feita pela Assembleia Legislativa surgiu a partir de denúncias e reclamações de próprios médicos e diretores de hospitais em relação à elevação nos preços dos medicamentos. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107.9 nesta terça-feira, 21, o deputado Thiago Duarte (DEM), presidente da comissão, disse que, no início do processo, investigava-se a possibilidade de aumentos de 40% a 80%, no entanto, com o andamento dos trabalhos foram apurados aumentos de 2.000% a 4.000% nas medicações. “Um medicamento, por exemplo, que custava R$ 2,00 a ampola, chegou a custar R$ 200,00, comprovando práticas abusivas”, detalhou.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: CPI dos medicamentos tem primeira reunião na segunda

Visitas na região

As visitas técnicas no Vale do Rio Pardo ocorrem nesta quinta-feira, 24, às 8h30, no Hospital Santa Cruz, e, às 10h30, no Hospital Ana Nery, ambos em Santa Cruz do Sul. Às 14h30, o Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, recebe integrantes da CPI. Objetivo, segundo o deputado Thiago Duarte é, in loco, identificar a autoria dos atos de extorsão. “Nós vamos falar com os médicos, com as equipes de saúde, com as direções dos hospitais, para ter deles o sentimento e o depoimento do que aconteceu naquele momento e o que continua acontecendo em relação à comercialização abusiva desses medicamentos”, disse.

ads7 Advertising

Publicidade

Ainda conforme o deputado já há elementos que comprovam as práticas ilegais das empresas e que encaminham uma conclusão da CPI dos medicamentos. Porém, ainda há roteiros pelo Estado em julho e agosto. “Após a análise das notas, em conjunto com o Ministério Público e a Polícia Civil, devemos ter a acareação dessas empresas. A partir daí, haverá o indiciamento pelo MP, para que esses grupos efetivamente sejam punidos”, concluiu.

LEIA MAIS: Deputado propõe CPI sobre aumento nos preços de produtos para tratamento da Covid-19

Roteiro

ads8 Advertising

Publicidade

QUINTA-FEIRA
8h30 – Hospital Santa Cruz
10h30 – Hospital Ana Nery de Santa Cruz
14h30 – Hospital São Sebastião Mártir de Venâncio Aires
16h30 – Hospital Bruno Born de Lajeado

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta