Colunistas

Cultura (e tudo) em primeiro lugar

A comunidade de Santa Cruz do Sul e da região teve comprovada neste início de agosto a importância que cerca os eventos culturais. Em geral, releva-se a cultura na tomada de decisões em detrimento de setores ditos “de maior impacto econômico”. A realidade costuma derrubar rapidamente tal suposição (o que devia ser óbvio, mas por vezes não é para lideranças e tomadores de decisão). Dois eventos, que inclusive ocorreram em simultâneo, reafirmam o protagonismo das artes e da cultura, e salientam o quanto elas falam alto à mente e ao coração (aos interesses pessoais e emocionais) de uma população.

O primeiro desses acontecimentos é a 35ª Feira do Livro, que neste ano teve em paralelo a 1ª Festa Literária Internacional de Santa Cruz do Sul. Se essa atividade não tem a mesma projeção ou amplitude de outras agendas anuais, como a Expoagro Afubra, a Oktoberfest ou o Enart (começa por não ter nem uma migalha do orçamento público ou privado destes), tem amplo apelo e caráter democrático absoluto, por acontecer na Praça Getúlio Vargas, com acesso franqueado a toda e qualquer pessoa. E, assim, permite que cada cidadão, até mesmo os em situação de rua ou de vulnerabilidade social, possa desfrutar de apresentações culturais, artísticas, palestras e debates, numa contribuição formidável para a disseminação do saber.

LEIA MAIS: Feira do Livro de Santa Cruz movimenta público com mais de 23 mil obras comercializadas

Publicidade

Como alguém aventou, a Feira do Livro permite que absolutamente todos tenham acesso ao ambiente de sua realização, sem distinção de qualquer ordem, muito menos econômica. Crianças, jovens, vovôs e vovós, todos são bem-vindos, todos interagem, sem que a pressão de compras implique em enormes gastos ou consumo desenfreado: bastava espiar os livros em oferta nas bancas, por alguns poucos reais, e levá-los para casa a fim de ampliar o conhecimento, ou para a simples fruição.

Em meio à Feira do Livro, ocorreu também a escolha das soberanas da Oktoberfest 2025. O interesse gerado em torno dessa agenda, no último sábado, dimensiona o quanto folclore, tradições, turismo e cultura em geral mobilizam legiões.

LEIA MAIS: VÍDEO: veja como foi a escolha das soberanas da 40ª Oktoberfest

Publicidade

A Gazeta realizou a cobertura intensiva tanto da Feira do Livro quanto da escolha da nova corte, e o alcance dos conteúdos em impresso, digital e rádio prova que, definitivamente, cultura é um grande e cada vez mais promissor negócio.

LEIA MAIS: Gazeta fará cobertura completa do 53º Festival de Cinema de Gramado

Convictos que estamos disso, neste final de semana o jornalista Julian Kober acompanha de perto o Festival de Cinema de Gramado, reportando notícias pelo Portal Gaz e pela Rádio Gazeta FM 107,9, além de detalhar a presença de representantes de Santa Cruz e da região na Gazeta do Sul de segunda-feira, 18. E na semana que vem a Gazeta estará em peso na cobertura da Expoagas, em Porto Alegre. É nossa equipe atuando em todas as frentes, como sempre foi feito, e como sempre será feito.

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Romar Behling

Share
Published by
Romar Behling

This website uses cookies.