Cultura e Lazer

Curso gratuito de audiovisual abre 120 vagas para artistas e produtores do RS

Estão abertas até o próximo sábado, 25, as inscrições para a segunda turma do curso gratuito “Com que vídeo eu vou?”, voltado a artistas visuais e produtores culturais do Rio Grande do Sul. A capacitação online oferece 120 vagas e acontece em janeiro e fevereiro de 2026. A ideia central da atividade é mostrar o poder do audiovisual para o produtor cultural potencializar e divulgar a sua arte em diversos segmentos.

As inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/CQV_PNAB-RS.

O curso CQV é destinado a artistas visuais, produtores ou iniciativas culturais sediadas em todas as regiões do RS, exclusivamente com cadastro habilitado na Secretaria da Cultura do Estado (Sedac/RS). A segunda turma do curso leva o nome de “Take 02”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Terror com nova forma em Telefone Preto 2 

“A diversidade de aplicações do curso é vasta, abrangendo desde o uso das plataformas digitais para ampliar a visibilidade do trabalho até a criação de projetos de memória e patrimônio, como a organização de acervos em áudio e vídeo”, explica Joana Tassinari, fundadora da CQV e mestre em Comunicação e Cultura com atuação de 30 anos no mercado audiovisual. “Escolhemos o nome ‘Take’ para exemplificar essa diversidade. Ela se manifesta na nossa vida cotidiana, sempre que utilizamos o celular para registrar um momento, estamos fazendo um ‘take’, uma tomada”, complementa.

A capacitação teórica será ministrada na plataforma Zoom, ao vivo, nos meses de janeiro e fevereiro. Serão reunidas quatro turmas de 30 alunos, sendo um grupo no formato inclusivo para PCDs, com tradução simultânea em Libras. 

Publicidade

O “Take 01”, que está em andamento no segundo semestre de 2025, segue o mesmo formato e número de integrantes. O terceiro “Take” acontecerá em formato de aulas práticas presenciais a partir de março de 2026, para quem prestou um dos módulos anteriores.

LEIA TAMBÉM: Dos palcos ao cinema: uma conversa com Loma Berenice Gomes Pereira, atriz de Porongos

O próprio formato do curso é adaptável a diferentes segmentos profissionais. “Em relação aos aspectos mercadológicos, abordaremos a forma como o material será exibido, desde os locais de exibição até as redes sociais”, detalha Joana. “Apresentaremos uma pesquisa detalhada sobre redes sociais, que abordará as possibilidades e formas de utilização. Portanto, o curso oferece uma base mais ampla”, finaliza. Joana assina a coordenação acadêmica do conteúdo com Igor Waltz, doutor em Comunicação.

Publicidade

Em março de 2026, o CQV apresentará seu ciclo prático, o “Take 03”, que envolve uma oficina presencial com 160 vagas, exclusivas para os participantes do ciclo teórico (Takes 1 e 2). Serão oito turmas com 20 vagas, todas gratuitas, que ocorrerão presencialmente em sete municípios localizados em sete diferentes Regiões Funcionais do RS.

LEIA TAMBÉM: Uma história de terror e medo que marcou a vida de soldados em 1870

Nesta fase final, o projeto traz ao Estado a mobile journalist Patricia Gomes para ministrar aulas. Radicada em Londres, ela é especialista em produção audiovisual profissional com smartphone. Seus documentários e reportagens receberam diversos prêmios no Brasil e no exterior, incluindo o Emmy Internacional.

Publicidade

O projeto “Com que vídeo eu vou? – Capacitação Audiovisual para Produtores Culturais e Artistas Visuais do Rio Grande do Sul” conta com recursos do Edital SEDAC/PNAB RS nº 27/2024 para artes visuais.

LEIA TAMBÉM: Concurso de fotografias vai destacar as belezas e atrações de Vale do Sol

Sobre o conteúdo

O ciclo teórico inclui tópicos como a linguagem básica do audiovisual, formas de distribuição e formação de canais e perfis online, escolha de formatos, técnicas de criação e roteirização, recursos técnicos, a contratação de produtores ou realização de parcerias, a discussão sobre o uso de Inteligência Artificial como auxiliar de criação e produção, entre outros temas.

Publicidade

A capacitação também conta com um manual didático gratuito, exclusivamente concebido para o projeto, que servirá como material de referência e consulta e traz uma bibliografia adicional para aprofundamento posterior dos conhecimentos.

LEIA TAMBÉM: Oktoberfest de Santa Cruz vira cenário para filme de cineasta alemão sobre a imigração

Sobre a CQV

Marca registrada da Farfalla Produção Cinematográfica, a CQV – “Com que vídeo eu vou?” é uma Consultoria Audiovisual Corporativa que surgiu da experiência de sua criadora junto ao mercado audiovisual profissional e comunicação corporativa. Ao identificar as lacunas entre necessidades e resultados, Joana Tassinari criou uma metodologia para tornar a decisão de qual vídeo escolher mais assertiva e sustentável. 

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.