Cultura e Lazer

Curtas santa-cruzenses são selecionados para o 53º Festival de Cinema de Gramado

O Festival de Cinema de Gramado, um dos mais tradicionais do Brasil, anunciou nessa terça-feira, 8, alguns dos filmes e homenageados que farão parte da 53ª edição do evento, que ocorre de 13 a 23 de agosto. Entre os 18 curtas-metragens gaúchos indicados à mostra competitiva do Prêmio Assembleia Legislativa, estão duas produções de Santa Cruz do Sul – Bom dia, Maika!, de Eddy Ramos, e O pintor, com direção de Victor Castilhos.

Segundo a organização, a Mostra Gaúcha de Curtas celebra a produção audiovisual do Rio Grande do Sul com uma seleção marcada pela diversidade temática e estética. Os curtas concorrerão a troféus e prêmios em dinheiro em 12 categorias, sendo uma delas inédita – a de melhor figurino. As exibições acontecem nos dias 16 e 17 de agosto, às 13 horas, no Palácio dos Festivais, com a cerimônia de premiação marcada também para o dia 17, a partir das 20 horas.

LEIA TAMBÉM: Aulão de História recorda fatos marcantes de 1985

Publicidade

A comissão de seleção foi formada pela realizadora e pesquisadora Adry Silva, pelo cineasta Frederico Ruas, pelo artista visual e realizador Giuliano Lucas, pela jornalista e radialista Jaqueline Chala e pela realizadora e atriz Paola Mallmann. Além das produções santa-cruzenses, estão presentes curtas-metragens de Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Porto Alegre, Lajeado, Canela, Teutônia, Pelotas e Uruguaiana.

Bom dia, Maika!, de Eddy Ramos
O pintor, de Victor Castilhos

Santa Cruz do Sul já esteve em ênfase no Festival de Cinema de Gramado em 2024, com três prêmios. O município, por meio da Santa Cruz Film Comission, foi eleito o melhor do Rio Grande do Sul para filmagens, em premiação entregue pelo Sindicato da Indústria Audiovisual após votação popular. Além disso, InfiniMundo, de Diego Müller e Bruno Martins, rodado no interior de Santa Cruz e Sinimbu, recebeu o Kikito de júri popular na mostra de longas-metragens gaúchos. Por fim, na categoria de Melhor Curta Universitário, A falta que me traz, de Laura Zimmer e Luís Alexandre, desenvolvido no curso de Produção em Mídia Audiovisual da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), também se saiu vencedor.

LEIA TAMBÉM: Desfile de 20 de setembro será na Marechal Floriano

Publicidade

Longas nacionais também são revelados

A coletiva de imprensa realizada nessa terça-feira também anunciou quais serão os seis longas-metragens brasileiros de ficção que estarão na disputa pelo Kikito, principal prêmio da noite. São eles: A natureza das coisas invisíveis (DF), de Rafaela Camelo; Cinco tipos de medo (MT), de Bruno Bini; (PR), de Laís Melo; Papagaios (RJ), de Douglas Soares; Querido mundo (RJ), de Miguel Falabella, e Sonhar com leões (SP), de Paolo Marinou-Blanco. A curadoria foi assinada pelo ator e diretor Caio Blat, pela atriz Camila Morgado e pelo jornalista, professor e crítico Marcos Santuário.

Homenagens

Seis nomes de destaque na produção cinematográfica gaúcha também serão reconhecidos durante o 53º Festival de Cinema de Gramado e tiveram seus nomes anunciados nessa terça. Uma das personalidades é a atriz Araci Esteves, que será agraciada com o Prêmio Leonardo Machado, entregue pela Secretaria Estadual de Cultura, devido a seus mais de 60 anos de carreira no teatro, cinema e televisão. Aos 86 anos, ela esteve no mês passado em Santa Cruz do Sul, como homenageada do Festival Santa Cruz de Cinema.

LEIA TAMBÉM: Documentos históricos de acervo em Rio Pardo vão ganhar versão digitalizada

Publicidade

Já nos prêmios entregues pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine), a categoria Inovação homenageará os cineastas Victor Di Marco e Marcio Picoli, também presenças constantes do Festival Santa Cruz de Cinema, pelo seu “olhar original sobre o universo PCD”. Já o prêmio Destaque irá para Um é Pouco, Dois é Bom, filme do diretor Odilon Lopez, lançado originalmente em 1970. A categoria Legado condecorará o cineasta Gustavo Spolidoro.

Por fim, o Troféu Sirmar Antunes reconhecerá o legado da atriz, dançarina e cantora Gloria Andrades. As homenagens serão entregues durante a noite de premiação da Mostra Gaúcha de Curtas.

Tecnologia santa-cruzense estará presente

Para além da telona, Santa Cruz do Sul também estará representada durante o Festival de Cinema de Gramado na tecnologia. Como já ocorreu em outras edições, a Imply será parceira oficial do evento, por meio da ElevenTickets, responsável pela venda de ingressos do evento, no site https://festivaldecinemadegramado.eleventickets.com/, e pelo controle de acesso ao Palácio dos Festivais, além de fornecer terminais de autoatendimento.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.